• Carregando...

Ponta Grossa deve contar ainda neste semestre com uma unidade móvel para esterilização gratuita de animais. O Castramóvel, lançado ontem pela Prefeitura, deve percorrer todas as regiões da cidade para promover a castração de cães e gatos, com veterinários e técnicos de enfermagem. O veículo tem duas mesas cirúrgicas e o objetivo é castrar de 10 a 15 animais por dia. O Castramóvel vai passar por testes durante o mês de abril.

Antes do procedimento, os animais vão passar por uma avaliação. Durante a cirurgia, os guardadores precisam obrigatoriamente participar de atividades educativas, explica o diretor de Vigilância em Saúde de Ponta Grossa, Carlos Coradassi. “Além de controlar a população animal, visamos a guarda responsável e a adoção responsável de animais”, conta. As famílias de baixa renda terão atendimento prioritário na unidade. O Castramóvel deve permanecer por cerca de dois meses em cada região.

Para a integrante do Grupo Fauna de Proteção aos Animais, que acompanhou o desenvolvimento do projeto, Isabele Futerko, um dos principais benefícios da unidade é ser definitiva, pertencer ao poder público municipal. “Diferente das terceirizações que podem parar de um momento para o outro, o Castramóvel se incorpora como uma política pública permanente, desde que a prefeitura se empenhe para não faltar funcionários e materiais”, diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]