O programa Fora dos Autos desta segunda-feira (30) discute a censura à rede social X, que está fora do ar no Brasil há um mês por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro continua impondo exigências à rede social, o que tem atrasado o julgamento do caso.
Além disso, os comentaristas analisam a manifestação deste domingo (29), na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, cujo objetivo foi pressionar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a pautar o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
Rede social X completa um mês fora do ar no Brasil
Nesta segunda-feira (30), a rede social X completa um mês fora do ar no Brasil por decisão do ministro Alexandre de Moraes. Na semana passada, a empresa pediu o retorno da plataforma no país, mas Moraes alegou o descumprimento de requisitos, como o pagamento de uma multa de R$ 10 milhões. A penalidade foi aplicada após o serviço ter sido reativado em algumas cidades, mas apenas para parte dos usuários.
A advogada Rachel de Oliveira, representante do X no Brasil, também foi multada em R$ 300 mil por decisão de Moraes. Até o momento, o ministro não sinalizou nenhuma decisão para retornar com a rede social no país.
Manifestação em Belo Horizonte pressiona Pacheco por impeachment de Moraes
Neste domingo (29), manifestantes se reuniram na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, para pressionar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a pautar o impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
Vestidos majoritariamente de verde e amarelo, os manifestantes exibiam faixas com mensagens como “Fora Moraes”, pedidos de respeito à democracia, cobranças a Pacheco e referências a Elon Musk, que tem criticado os abusos do Judiciário brasileiro.
O local foi escolhido por ser reduto eleitoral de Pacheco. O PSD, partido do presidente do Senado, também foi alvo dos protestos devido à postura de grande parte de seus senadores, que evitam se posicionar sobre o impeachment de Moraes.
Assista ao Fora dos Autos todas as segundas
O programa Fora dos Autos promove um debate ao vivo sobre o apagão de liberdades provocado pelo ativismo judicial no Brasil. Com comentários de Deltan Dallagnol e dos advogados Fabiana Barroso e Emerson Grigollette, é apresentado pelo jornalista Lucas Saba. O programa vai ao ar todas as segundas, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Acesse a Gazeta do Povo para mais informações sobre o que será discutido.
Manifestantes lotam Praça da Liberdade para pressionar Pacheco a pautar impeachment de Moraes
Barroso defende “recivilização” do país e fim de inquéritos capitaneados por Moraes
PT se une a socialistas americanos para criticar eleições nos EUA: “É um teatro”
Os efeitos de uma possível vitória de Trump sobre o Judiciário brasileiro
Ódio do bem: como o novo livro de Felipe Neto combate, mas prega o ódio. Acompanhe o Sem Rodeios
Brasil na contramão: juros sobem aqui e caem no resto da América Latina
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião