Balanço divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina por volta das 15h desta quarta-feira (9) indica que já são quase 80 mil as pessoas prejudicadas pelas fortes chuvas que atingem o estado nos últimos dias. Além disso, subiu para 23 o número de cidades que decretaram estado de emergência.
Conforme os dados da Defesa Civil, são 55 cidades atingidas que registram prejuízos, como destelhamentos e pessoas desabrigadas ou desalojadas. Subiu para 165 o número de pessoas feridas.
A cidade de Guaraciaba, mais atingida pela chuva e que registrou quatro mortes, está em estado de calamidade pública desde terça (8). Dados da Defesa Civil indicam que 9.100 pessoas na cidade foram atingidas pela chuva, 90% da população local, de 10 mil pessoas segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
As cidades em estado de emergência são: Santa Terezinha do Progresso, São Domingos, Vargeão, Vargem Bonita, Dionísio Cerqueira, Ipuaçu, Monte Castelo, Corupá, Schroeder, Abelardo Luz, Entre Rios, Lebon Régis, Ouro Verde, Passos Maia, Rio das Antas, São Bernardino, São Miguel da Boa Vista, Calmon, Formosa do Sul, Água Doce, Galvão, Irani e São José do Cedro.
De acordo com a Defesa Civil, no estado de Santa Catarina, mais de 17 mil pessoas tiveram a casa destruída pelas chuvas. Os dados indicam que 1.313 estão desabrigadas e foram levadas para abrigos públicos; 15.729 estão desalojadas e estão em casa de parentes ou amigos e 286 foram para outra cidade.
Tornado
A situação é mais grave em Guaraciaba, onde foram registradas quatro mortes. Entre as vítimas, estão um idoso de 94 anos e uma criança de 9 anos. Quinze comunidades no interior do município foram atingidas pela ventania.
O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Ciram) e a Defesa Civil estadual confirmaram que Guaraciaba e mais duas cidades - Salto Veloso e Santa Cecília - foram atingidas por tornados, entre a noite de segunda-feira (7) e terça-feira (8).
Segundo o major Márcio Luiz Alves, da Defesa Civil, tornados distintos atingiram cada município. Ele disse ao G1 que os técnicos continuam avaliando estragos para verificar se houve o mesmo fenômeno em outras cidades.
Tempo instável
E os moradores das regiões Sul e Sudeste devem esperar mais chuva. O tempo deve permanecer instável na área até sexta-feira (11).
Emerim orienta o morador das áreas atingidas de Santa Catarina a procurar os banheiros em caso de novos temporais, principalmente se houver ventos fortes.
A recomendação é para que as pessoas permaneçam dentro de suas residências, principalmente dentro dos banheiros, onde existe uma área menor, que geralmente é feita de alvenaria. Ou se protegendo embaixo de cadeiras e mesas", afirmou. "A gente tem visto a residência inteira sendo levada e o banheiro permanece intacto."
Já em casos de risco de deslizamento, os moradores da região devem deixar seus imóveis e procurar, imediatamente, os bombeiros ou a Defesa Civil.