Ao menos seis assaltantes morreram baleados em confronto com policiais militares entre a noite de quinta-feira (28) e a madrugada desta sexta-feira (29) em Curitiba e região metropolitana. Segundo informações da Sala de Imprensa da Polícia Militar (PM), em uma das trocas de tiros, um policial foi atingido na perna e encaminhado para o hospital.
Em Pinhais, às 19h30 de quinta-feira, o soldado Marcos da Silva, do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) foi recebido a tiros por quando chegava em um supermercado da cidade, na Rua Crescêncio Batista. Após uma troca de tiros, o assaltante acabou baleado e morreu no local.
Às 20h30, em Colombo, o policial Edson Diego Mueller já havia encerrado o expediente e chegava a uma farmácia localizada na Rodovia da Uva, quando se deparou com um assalto em andamento. Houve confronto e o assaltante, não identificado, foi alvejado e morreu.
Alguns minutos depois, perto das 20h40, uma equipe da polícia militar foi acionada e compareceu à Rua Delegado Leopoldo Belczak, no Capão da Imbuia, em Curitiba, onde três homens armados realizavam um assalto a uma pizzaria. No momento da chegada dos policiais, houve tiroteio, e dois dos bandidos acabaram baleados. Ambos foram levados em estado grave para o Hospital Cajuru, mas não resistiram aos ferimentos. O terceiro assaltante conseguiu fugir em um veículo Corsa, sem levar nada. Ele foi preso durante a tarde. Com os homens mortos, a polícia apreendeu uma pistola calibre 380 e um revólver calibre 38, e recuperou um notebook, oito celulares e o dinheiro roubado das vítimas do estabelecimento. Os bandidos não portavam documentos que os identificassem.
Na madrugada desta sexta-feira, uma equipe da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) do 13º BPM realizava uma perseguição contra um veículo Celta que havia sido roubado pouco antes, na Vila Izabel, também em Curitiba. Os policiais haviam sido avisados do roubo e encontraram o veículo no Xaxim. Dois homens ocupavam o veículo, e iniciaram fuga quando viram os policiais. Por volta das 2h30, o Celta acabou batendo contra outro carro.
Os assaltantes dispararam contra os policiais militares e acabaram atingindo um dos soldados na perna. Na troca de tiros, um dos bandidos foi atingido. Ele foi encaminhado ao Hospital do Trabalhador, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O policial baleado também foi para o mesmo hospital, sem risco de morrer. Em patrulha, os policiais encontraram o outro assaltante do carro, que havia fugido a pé. Ele reagiu, mas também acabou alvejado e faleceu antes de receber atendimento. Nenhum dos bandidos foi identificado.
Os casos foram encaminhados para a Delegacia de Furtos e Roubos (DFR). De acordo com o chefe de investigação Fioravante Perruchon, a delegacia está com o carro roubado na Vila Izabel e à procura do assaltante que fugiu no caso da pizzaria, no bairro Capão da Imbuia. Segundo ele, os policiais militares não devem ser responsabilizados pelas mortes, uma vez que estavam a trabalho.
Esclarecimento
Em nota, a Polícia Militar esclareceu que os confrontos foram resultado da ação violenta de criminosos, que atiraram para matar policiais. De acordo com os registros de ocorrências da corporação, esta é a primeira vez em que, num curto espaço de tempo, houve seis confrontos.
"A Polícia Militar reitera que foram casos isolados, lamenta as conseqüências e lembra que os policiais militares estavam nas ruas para garantir a segurança das pessoas ou mesmo de folga e, infelizmente, precisaram usar da arma de fogo em legítima defesa. A corporação também informa que, em todos os casos, foram abertas investigações e que o Ministério Público será chamado para acompanhar as apurações. Assim, serão garantidas lisura e transparência no procedimento, como a PM sempre faz para esclarecer qualquer dúvida sobre a atuação de seus integrantes", informou a nota.