A Secretaria Estadual de São Paulo decidiu prorrogar a vacinação contra a gripe para até o dia 12 junho. Essa é a segunda vez que a campanha é prorrogada por não atingir a meta. Até agora, foram imunizados 64,4% do público alvo.
O objetivo do governo estadual é imunizar 11,8 milhões de pessoas, o que corresponde a 80% das 14,7 milhões de pessoas que compõem o público-alvo - idosos com mais de 60 anos, crianças com idade entre seis meses e cinco anos, gestantes, trabalhadores do setor de saúde, indígenas e pacientes diagnosticados com doenças crônicas.
Balanço divulgado pela secretaria nesta quarta-feira (3) aponta que os idosos são os mais próximos de alcançar a meta, após 3,6 milhões de vacinações - 73,8% da meta. Em seguida estão as crianças com idade entre seis meses e cinco anos (62,2% da meta) e as gestantes (56,4% da meta).
A vacinação começou no último dia 4 e agora deve seguir até 12 de junho, segundo orientação que está sendo passada do Estado aos municípios. Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha visa proteger a população de outros dois tipos do vírus influenza: A (H3N2) e B.