Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Transporte coletivo

Sindicato descarta greve de ônibus nesta terça em Curitiba

Paralisação ocorreria se empresas não tivessem pago adiantamento salarial no prazo

No início da noite desta segunda-feira (21), o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) descartou a possibilidade de uma paralisação da categoria nesta terça (22). A entidade ameaçou uma greve de motoristas e cobradores de ônibus caso as empresas do transporte coletivo não pagassem os adiantamentos de salários dos profissionais até o fim do dia. O sindicato, porém, constatou que o pagamento foi feito no prazo por todas as companhias.

De acordo com o sindicato, desde o início do ano as empresas têm atrasado pagamentos de salários e benefícios. A negociação costuma ocorrer no âmbito da própria empresa e os pagamentos atrasados acabam acontecendo depois do prazo normal. A entidade deve propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que as empresas se comprometam a respeitar os prazos todos os meses.

Apesar da ameaça de greve, o sindicato não realizou assembleia com a categoria para decidir a paralisação. Caso os pagamentos não fossem efetuados durante o dia, uma assembleia seria realizada na noite desta segunda na praça Rui Barbosa, em Curitiba, e a paralisação começaria no dia seguinte, contrariando a forma habitual com que se decidem as paralisações.

Outro lado

Em nota publicada nesta sexta-feira (18), o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) informou que soube por meio da imprensa a informação de que existiria a possibilidade de uma greve dos colaboradores do transporte coletivo. A entidade informou que o pagamento do vale é feito todo dia 20 de cada mês, mas que em outubro, especificamente, a previsão é de que seria pago até o dia 21 pelo fato de o dia 20 ter caído em um domingo. Algumas empresas, porém, fizeram o pagamento na sexta, conforme a entidade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.