Subiu para 14 o número de municípios na região Sul de Santa Catarina que registram estragos provocados pelas chuvas que atingem o estado, de acordo com boletim divulgado neste sábado (3) pelo Departamento Estadual de Defesa Civil.
Entre as cidades mais afetadas encontra-se Nova Veneza, onde 160 pessoas estão desalojadas e 36 desabrigadas. Também foram afetados pelas chuvas Jaguaruna, Turvo, Araranguá, Criciúma, Tubarão, Forquilhinha, Urussanga, Sideropólis, Ermo, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Laguna e Lauro Muller.
Devido aos riscos provocados pelo excesso de chuva na pista, a Defesa Civil está orientando os motoristas que enfrentam congestionamentos na BR-101 para que retornem para os seus locais de origem.
"O melhor é ficar em casa e esperar a chuva passar antes de transitar, pois a água na pista representa risco para os veículos", disse o gerente da Defesa Civil, major Emerson Neri Emerim.
Diante da previsão de mais chuva até este domingo, a Defesa Civil não descarta a ocorrência de novos alagamentos e deslizamentos. "Muitos rios já transbordaram no Sul e outros estão no limite", afirmou Emerim.
Em Laguna, segundo a Defesa Civil, há vários pontos de alagamentos e deslizamentos. Houve rolamento de rocha sobre a BR-101, perto da ponte Cabeçudas. Na divisa entre Capivari de Baixo e Laguna, há uma lâmina de água sobre a pista de cerca de 50 centímetros e extensão de 5 quilômetros.
Em Criciúma, há vários pontos de alagamento prejudicando o trânsito. No bairro Comerciário, ocorreu a queda de um muro. Já na região dos bairros Vila Zuleima e Laranjinha, um córrego transbordou. Mas, até o momento, não há desalojados ou desabrigados.
As chuvas já causaram estragos em Santa Catarina no fim do ano passado. Entre novembro e dezembro, 135 pessoas morreram em conseqüência de alagamentos e deslizamentos na região do Vale do Itajaí.