Orlando Silva é aplaudido de pé em despedida no Planalto
O ex-ministro do Esporte Orlando Silva foi aplaudido de pé no discurso que fez nesta segunda-feira (31) na cerimônia de posse do novo titular, Aldo Rebelo, no Palácio do Planalto.
O novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB), tomou posse no ministério nesta segunda-feira (31), em substituição a Orlando Silva, que deixou o cargo após ser acusado de desviar recursos do programa Segundo Tempo, por meio de ONGs de fachada.
Na cerimônia de posse, Aldo afirmou que é uma honra assumir o cargo e agradeceu a presidente Dilma Rousseff e o seu antecessor no comando da pasta. Segundo Aldo, a palavra mais precisa para qualificar Orlando Silva é "vítima".
"Um militante dedicado às causas do povo e do país", afirmou Aldo a respeito de Orlando Silva, elogiando também o PCdoB, partido ao qual ambos são filiados: "Nas décadas que o Brasil precisou, ele (o PCdoB) defendeu a democracia e a liberdade."
O novo ministro destacou ainda o momento por que passa o país, que está se preparando para receber importantes torneios, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Para elogiar Dilma, o novo ministro lembrou que só no Império o Brasil teve uma mulher no comando do país. "É uma honra, e uma grande responsabilidade servir ao povo brasileiro, ao Brasil, ao governo, à Vossa Excelência, e tendo à frente da Presidência da República pela primeira vez na história republicana do Brasil uma mulher."
Aldo falou sobre os torneio esportivos que o país vai sediar: "Um momento particularmente importante para a vida desportiva do Brasil", disse, acrescentando momentos depois: "A Copa é um momento importante, das montanhas do Tibete à Patagônia".
Ele destacou o papel do futebol no país, que é inclusive disputado nos Jogos Indígenas: "O fascínio, a sedução e a influência que o futebol exerce sobre o Brasil".
Dilma elogia Orlando Silva e minimiza denúncias
A presidente Dilma Rousseff minimizou as denúncias de corrupção que fizeram Orlando Silva se afastar do cargo: "Ele ganha plena liberdade para restituir a verdade e preservar sua biografia. Ele não perde meu respeito. Perco um colaborador, mas não o apoio de um partido o qual considero fundamental, o PCdoB".
Ela também agradeceu o ex-ministro. Segundo ela, o trabalho dele foi importante para preparar o país, que vai sediar torneios esportivos importantes, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Aldo Rebelo e o PCdoB - partido do ex e do atual ministro - também receberam afagos de Dilma. A presidente tratou ainda de passar a mensagem de que, apesar da mudança de comando, o trabalho do ministério permanecerá na mesma linha.
"As mudanças podem ocorrer e as pessoas podem nos deixar, mas as políticas e as linhas de ação terão que ser preservadas. Orlando Silva fez um excepcional trabalho na liderança do Ministério do Esporte, do qual eu sou testemunha, como ministra do mesmo governo e agora como presidente da República", afirmou Dilma, acrescentando: "Como ministro, eu tenho certeza que Aldo será um titular em nosso time. Mas o objetivo persiste o mesmo: dar continuidade a nosso processo de desenvolvimento e garantir os avanços que os brasileiros esperam de nós."
Eleição de Trump ajuda na alta do dólar, mas maior vilão foram gastos excessivos de Lula
Empresas que controlam prisões privadas esperam lucrar com deportações prometidas por Trump
Peter Thiel, o bilionário que emplacou o vice de Trump e deve influenciar o governo
Lula fecha os olhos ao drama das crianças ucranianas
Deixe sua opinião