A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa vota hoje o parecer à emenda que permite aos deputados contratar assessores que já trabalham na iniciativa privada. Pela proposta, esses funcionários podem prestar serviços ao Legislativo sem ter de comparecer na Casa e sem a obrigação de se demitir de seus empregos originais. A emenda deve ser votada também no plenário, logo após a sessão da CCJ, junto com outros dois projetos do chamado "pacote da transparência". A polêmica emenda do deputado Elton Welter (PT) deve ser aprovada na CCJ e ser votada no plenário em seguida. Para ser aprovada, são necessários os votos da maioria simples dos 54 deputados. Welter defende sua proposta: "A minha emenda é da transparência, pois admite expressamente, e não de forma dissimulada, a nomeação de profissionais que prestam serviços especializados de forma continuada", diz. A maioria dos deputados ainda não sinalizou como deve votar.
Capricho
Estão praticamente prontos os comerciais do senador Osmar Dias (PDT) que vão ao ar a partir de maio. A criação é do marqueteiro Vianey Pinheiro, que veio de São Paulo especialmente para a função. Ele já cuidou da propaganda do ex-governador Jaime Lerner (PSB) e dos ex-prefeitos de Curitiba, Cassio Taniguchi (DEM) e Rafael Greca (PMDB). Atualmente é marqueteiro do governador de São Paulo, José Serra (PSDB) e do prefeito da cidade, Gilberto Kasab (DEM).
De olho em 2014
Os 11 vereadores que integram a comissão Especial da Câmara de Curitiba para acompanhar os assuntos relacionados ao Mundial estiveram ontem na Arena da Baixada e o CT do Caju. Capitaneada pelo presidente da comissão, vereador Mario Celso Cunha (PSB), os parlamentares visitaram as instalações do Atlético. "Podemos dizer que 80% da infraestrutura da Arena está pronta, faltando apenas melhorar as áreas VIP, de imprensa e de estacionamento", avaliou Mário Celso.
Inchaço
Hoje e amanhã, o Partido Social Cristão (PSC) promove um encontro nacional em Brasília, no qual serão discutidas as diretrizes para os próximos anos. Uma das maiores preocupações da cúpula da sigla é evitar que o "partido se perca" em consequência do crescimento. No Paraná, por exemplo, o PSC informa que cresceu 400% no número de prefeitos eleitos e 155% no número de vereadores eleitos.
Pitaco
Os deputados estaduais do Paraná, a despeito da autonomia garantida às universidades, apresentam, de tempos em tempos. Dessa vez, Mauro Moraes (PMDB) propõe que os vestibulares de universidades estaduais selecionem apenas obras de autores paranaenses. O projeto será analisado hoje pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.
Pré-graduação
O deputado Alex Canziani (PTB-PR), presidente da Frente Parlamentar pela Educação, também tem proposta relacionada às instituições de ensino superior. Ele apoia a intenção do Ministério da Educação de eliminar o vestibular como forma de ingresso nas universidades. Mas o parlamentar sugere, no Projeto de Lei 6.137/2005, a criação de um curso de "pré-graduação", com duração de um ano, para o estudante cursar antes de entrar na universidade.
Passando a limpo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convocou uma reunião para a próxima quinta-feira com todos os partidos, para esclarecer dúvidas sobre as inovações na apresentação da prestação de contas dos diretórios nacionais dos partidos políticos. Segundo a Lei dos Partidos Políticos, as legendas devem encaminhar seus balanços contábeis até até o dia 30 de abril.
Suspeitas
As prestações de contas dos partidos voltaram ao noticiário com a Operação Castelo de Areia, que levantou suspeitas sobre doações eleitorais feitas pela construtora Camargo Corrêa. O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, já avisou que pretende realizar uma auditoria para verificar diferenças nas contas dos maiores doadores nas últimas eleições.
Munição
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) quer colocar mais lenha na fogueira da suspeita de desvios dos royalties da Petrobras. E-mail encaminhado ontem pela assessoria de imprensa do órgão alerta que um estudo divulgado no fim do ano passado pode contribuir com muitos números e informações. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) é suspeita de ter beneficiado alguns municípios do Rio de Janeiro com repasse maior de royalties.
Pinga-fogo
"Quero elogiar o governador, que teve a coragem de estar ao lado dos agricultores e não se submeteu a pressões."
O início do discurso do oposicionista Reni Pereira (PSB) ontem chegou a surpreender muita gente, mas bem depressa o deputado deixou claro que estava falando do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB), que elaborou o Código Estadual do Meio Ambiente.
Eleição de Trump ajuda na alta do dólar, mas maior vilão foram gastos excessivos de Lula
Empresas que controlam prisões privadas esperam lucrar com deportações prometidas por Trump
Peter Thiel, o bilionário que emplacou o vice de Trump e deve influenciar o governo
Lula fecha os olhos ao drama das crianças ucranianas
Deixe sua opinião