Olho vivo
Data de nascimento
Cinco de outubro vai marcar o nascimento oficial da campanha eleitoral de 2014. Neste dia termina o prazo para filiações e, principalmente, mudanças de partido. Quem perder o prazo fatal, não se candidata ou terá de fazê-lo pela sigla a que pertence atualmente. É por isso que o noticiário está repleto de especulações:
José Serra pode deixar o PSDB e optar pelo PPS para competir pela terceira vez à Presidência;
O senador Alvaro Dias seguiria o mesmo caminho e seria o vice de Serra. A filiação ao PV ainda não está descartada.
O secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Jr., presidente estadual do PSC, está sendo tentado a mudar para o PMDB. Seria candidato a vice na chapa de reeleição do governador tucano.
A filiação de Ratinho ao PMDB teria o objetivo de impedir a candidatura do senador Roberto Requião ao governo. Requião sinaliza sair do PMDB e adotar outra sigla, talvez a Rede se Marina Silva conseguir viabilizar a nova sigla na Justiça Eleitoral.
Mais ônibus
Não dá para escapar das notícias sobre os ônibus de Curitiba. A última é de ontem à tarde, quando o Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo mandou um ultimato à Urbs: não aceita mais a Dataprom como responsável pela manutenção do sistema de bilhetagem eletrônica. Em ofício, o Setransp lembra que o contrato Dataprom/Urbs/ICI termina no dia 29 e que não aceita sua renovação. Por dois motivos: o serviço é caro e não é confiável. São as empresas de ônibus que pagam à Dataprom, mas o valor está embutido na tarifa. O sindicato pediu que a Urbs passe a se responsabilizar diretamente pelo custeio e retire a bilhetagem da planilha.
Fraude é uma palavra muito pesada para definir o que aconteceu em dezembro de 2009, quando do lançamento do edital de licitação para escolha de empresas para exploração do serviço de transporte coletivo de Curitiba. Vamos substituir a palavra por outra mais leve: a concorrência, tudo indica, foi irregular. Uma irregularidade nada corriqueira ou desimportante, mas capaz até de levar à anulação do ato.
É o que aponta um trabalho sobre o qual se debruçou nos últimos dias uma equipe de especialistas a partir da desconfiança suscitada por esta coluna na edição do último dia 16 de que na reta final do seu lançamento apareceu uma versão "fantasma" do edital, com diferenças substanciais em relação à original. Uma observação: todos os documentos consultados são públicos e foram disponilizados no site da Urbs por sua atual diretoria.
É normal que aconteçam alterações até a véspera ou mesmo depois da publicação de um edital quando destinadas a cobrir lacunas, esclarecer dubiedades, corrigir possíveis ilegalidades. Entretanto, qualquer mudança precisa ser chancelada por um parecer jurídico, conforme determina a Lei das Licitações (n.º 8.666, artigo 34), antes da publicação.
Não foi o que aconteceu. Em 18 de dezembro de 2009, o assessor jurídico da Urbs Rodrigo Grevetti apontou inconformidades no primeiro edital e solicitou que a Área de Licitação procedesse às correções. O normal é que, feitas as correções, o edital voltasse para análise do Jurídico. A nova versão não só não retornou como apresentou mudanças e acréscimos, conforme se vê no edital final publicado em 29 de dezembro.
Juristas consultados pela coluna reafirmam: o simples fato de as alterações não terem sido apresentadas e aprovadas ao Jurídico já daria causa à anulação da concorrência e responsabilização penal dos gestores da época, envolvendo tanto os diretores da Urbs como os prefeitos sob cujos mandatos se desenvolveu o processo.
As mudanças não foram inocentes. Ao contrário. Uma delas, para citar um exemplo, abriu a possibilidade (antes proibida) de que empresas pertencentes a um mesmo ramo familiar pudessem participar de consórcios diferentes. Assim, não é por acaso que a família Gulin, sócia em cinco das 11 empresas de ônibus, participe de três dos quatro consórcios vencedores. Os Gulin exploram linhas que correspondem a cerca de 60% do movimento de passageiros de Curitiba.
Outras diferenças foram detectadas na comparação entre uma versão e outra, dentre as quais destacam-se mudanças em fórmulas de cálculo de rentabilidade, supressão de responsabilidades, diminuição de encargos etc. Tudo sem falar de vestígios com aparência de direcionamento.
A prefeitura informou ontem à tarde que as questões levantadas passarão por auditagem e, se comprovadas as irregularidades, pedirá providências ao Ministério Público Federal. O ex-presidente da Urbs, Marcos Isfer, não foi localizado.
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