Enquanto os partidos festejam a República diariamente com a partilha de verbas e cargos públicos, a sociedade paranaense comemora o 15 de Novembro com dois eventos: a 3.ª Marcha Contra a Corrupção e a 1.ª Semana da República. Não fossem essas iniciativas da sociedade, o feriado da Proclamação da República seria apenas a encenação de mais uma farsa.
A 3.ª Marcha Contra a Corrupção está marcada para o feriado de amanhã e, em Curitiba, a concentração começa às 13 horas na Praça Santos Andrade. A primeira das marchas reuniu 80 pessoas na capital. A segunda, 600. A previsão do tempo para esta terça-feira é de chuva, o que pode atrapalhar a mobilização. Portanto, é sempre bom levar uma sombrinha, utensílio que deveria ser usado como símbolo de manifestações em Curitiba. Um dos grupos organizadores,o Anonymous, publicou em sua página na internet (www.anoncuritiba.org) o aviso da passeata do dia 15, com o lema: "Não é sinal de saúde estar bem adaptado em um sistema doente!". De fato, a República brasileira anda mal da cabeça.
É justamente para pensar os problemas institucionais brasileiros que o Instituto Atuação Paraná organizou a 1.ª Semana da República, que ocorre entre 19 e 26 de novembro. Essencialmente composto por jovens universitários, o instituto vai promover no dia 19 o primeiro Transparência Hack Day em solo paranaense, evento no qual jornalistas e pesquisadores se reúnem para criar aplicativos de internet usando dados públicos. Ou seja, a ideia é que a sociedade se aproprie de dados públicos disponíveis na web e os use para criar diferentes formas de visualizá-los, ferramentas de fiscalização ou aplicativos de utilidade pública. O T-Hack Day é aberto a todos os interessados e irá ocorrer na Universidade Positivo.
No dia 26 de novembro, a 1.ª Semana da República traz o Simpósio Republicano um ciclo de debates sobre o significado de república hoje, as formas de fiscalização e controle da atividade dos agentes públicos. O simpósio também é aberto ao público e irá acontecer no auditório Poty Lazzarotto, do Museu Oscar Niemeyer. Mais informações podem ser encontradas, a partir de quarta-feira, no endereço www.atuapr.com.br ou na página do Facebook.
O curioso desses eventos é que nenhum deles é organizado por atores tradicionais, militantes políticos, entidades estudantis, sindicatos ou partidos. São organizados por novos movimentos sociais, apartidários, que retomam a esperança de um dia ser possível tornar realidade a ficção criada há 122 anos a de que se vive numa República.
O termo "república" é usado para descrever um país em que todos são iguais e no qual os bens coletivos são administrados em favor de toda a comunidade. Mas todos os dias a realidade nega o mundo ideal. No Brasil, independentemente do partido, a regra é o comportamento antirrepublicano. Por essa razão, não é de se estranhar que os eventos que celebram a República não estejam na pauta dos partidos tradicionais. Os fatos mostram quem são os verdadeiros defensores da República.
* * * * *
Distorções
Exemplos de comportamento antirrepublicano
1) Contratação de parentes
É algo que acompanha o Paraná há mais uma década. Tanto o atual governador, Beto Richa (PSDB), como o anterior, Roberto Requião (PMDB), têm afeição por empregar familiares para chefiar secretarias em seus governos.
2) Falta de transparência
A existência de diários secretos permitiu desvio de mais de R$ 100 milhões na Assembleia Legislativa do Paraná, em cerca de 15 anos.
3) Aparelhamento de ministérios
Partidos aliados, a exemplo do PCdoB e PR, fizeram com que as pastas que comandavam respectivamente Esportes e Transportes se tornassem máquinas destinadas a uso eleitoreiro e alvo de denúncias de corrupção.
4) Emendas parlamentares
De instrumento de democratização do orçamento, as emendas se tornaram moeda de troca de apoio político e eficiente veículo para a corrupção. O orçamento deste ano prevê que o valor das emendas individuais seja de R$ 15 milhões.
5) Cargos comissionados
No governo federal são mais de 20 mil. O critério de nomeação é o vínculo pessoal, não o mérito.
Publique-se
Você conhece exemplo de comportamento antirrepublicano? Mande e-mails rhodrigodeda@gmail.com; publique no Twitter (#ocorodamultidao) ou na página da coluna no Facebook. Basta digitar "Coro da Multidão" na barra de busca.
Eleição de Trump ajuda na alta do dólar, mas maior vilão foram gastos excessivos de Lula
Israel confirma ter recebido lista de reféns e cessar-fogo tem início na Faixa de Gaza
Empresas que controlam prisões privadas esperam lucrar com deportações prometidas por Trump
Peter Thiel, o bilionário que emplacou o vice de Trump e deve influenciar o governo
Deixe sua opinião