Brasília - A Pesquisa CNT/Sensus mostra ainda que o Congresso Nacional é a instituição brasileira com menor grau de confiança entre os brasileiros. Segundo a pesquisa, 45% dos eleitores não têm confiança no Congresso, enquanto apenas 9% dizem não confiar nas Forças Armadas e 16,7% na imprensa as duas instituições que registraram melhor avaliação, de acordo com o levantamento.
A pesquisa também mostra que, apesar da rejeição ao Congresso, os brasileiros estão mais dispostos a acompanhar as eleições de outubro deste ano. Segundo o levantamento, 67,6% dos eleitores têm interesse grande ou médio nas eleições, enquanto 31,3% demonstraram não ter interesse nenhum na disputa eleitoral.
A pesquisa mostra aimfa que, na hora de escolher o novo presidente da República, 55% dos eleitores vão seguir a sua opinião própria, enquanto 14,2% vão ouvir amigos e familiares antes de decidir em quem votar. As notícias veiculadas na televisão, segundo a pesquisa, influenciam 13,8% dos eleitores, enquanto a propaganda eleitoral (no rádio e também na tevê) é importante para 6,3% do eleitorado.
O levantamento indica também que os brasileiros estão hoje mais informados sobre as eleições do que em 1998, quando a mesma pergunta foi aplicada aos eleitores. Atualmente que 74,6% dos brasileiros estão informados, enquanto 24,7% demonstrou ter pouco acesso à informação. Em 1998, os índices eram de 69% e 30%.
Volta de Trump cacifa Eduardo Bolsonaro como principal articulador da direita no exterior
Como a alta nas tarifas anunciada por Trump pode afetar o Brasil
Moraes nega recurso e mantém proibição de viagem de Bolsonaro à posse de Trump
Ministro cita viagem inexistente de Filipe Martins em decisão que nega passaporte a Bolsonaro
Deixe sua opinião