O DEM anunciou nesta quinta-feira (17) apoio à candidatura de José Serra (PSDB) à prefeitura de São Paulo e se tornou o terceiro partido a apoiar oficialmente o tucano na eleição municipal de outubro deste ano na capital paulista.
O evento contou com a presença de Serra, de Rodrigo Garcia, que era pré-candidato do DEM na cidade; do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; do presidente nacional do DEM, José Agripino Maia; do deputado federal ACM Neto (DEM-BA), entre outros.
ACM Neto receberá na sexta-feira, em evento em Salvador, apoio do PSDB à sua candidatura à prefeitura da capital baiana. Até então, o pré-candidato do PSDB na cidade era o deputado federal Antônio Imbassahy.
Ao anunciar o apoio do DEM a Serra no início da tarde em um clube na Avenida Paulista, Agripino, no entanto, rejeitou a ideia de um acordo de troca, em que o DEM apoiaria Serra em São Paulo em troca do endosso do PSDB baiano a ACM Neto.
Na avaliação do presidente do Democratas e dos demais oradores, a aliança entre os dois partidos é natural e vem se repetindo ao longo dos últimos anos.
O DEM é o terceiro partido a anunciar apoio a Serra. Antes o Partido Verde e o PSD, do atual prefeito Gilberto Kassab, já haviam anunciado apoio à candidatura tucana.
O PSDB paulistano ainda negocia alianças com outros partidos, como o PP, que não tem pré-candidato, e o PTB, que lançou a pré-candidatura do presidente da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Luiz Flávio Borges D'Urso.
Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha em março, Serra lidera com 30% das intenções de voto para prefeito da capital paulista, à frente de Celso Russomano (PRB), com 19%.
Candidato apoiado pela presidente Dilma Rousseff e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) tem 3%. Gabriel Chalita, do PMDB, legenda com maior tempo na propaganda eleitoral na TV, tem 7%.
Volta de Trump cacifa Eduardo Bolsonaro como principal articulador da direita no exterior
Como a alta nas tarifas anunciada por Trump pode afetar o Brasil
Moraes nega recurso e mantém proibição de viagem de Bolsonaro à posse de Trump
Ministro cita viagem inexistente de Filipe Martins em decisão que nega passaporte a Bolsonaro
Deixe sua opinião