Em semana de recesso branco na Câmara por causa do feriado de 2 de novembro (Finados), deputados aproveitaram a paralisação dos trabalhos para irem ao exterior. Nesta semana, 17 deputados estarão viajando em seis missões oficiais pagas pela Casa. Entre os parlamentares, estão três paranaenses: Rubens Bueno (PPS), Osmar Serraglio (PMDB) e Evandro Roman (PSD). Outras três viagens já estão autorizadas para o mês de novembro e em fase de organização. A Câmara não divulgou os custos das missões oficiais.
A principal viagem está sendo liderada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ao Azerbaijão, na Ásia. Maia embarcou na sexta-feira (28) acompanhado dos líderes do PSD e PPS, Rogério Rosso (DF) e Rubens Bueno (PR), além dos deputados José Carlos Aleluia (DEM-BA) e Heráclito Fortes (PSB-PI). Na agenda da comitiva brasileira, além de um encontro com o presidente do país caucasiano, Ilham Aliyev, devem ocorrer reuniões com integrantes do setor petrolífero. Os parlamentares voltam a Brasília na quinta-feira (3) à noite.
Nos Estados Unidos estão o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Osmar Serraglio (PMDB-PR), acompanhado de Marcos Rogério (DEM-RO) e Evandro Gussi (PV-SP), ambos membros da comissão, em missão de cooperação com parlamentares do Congresso daquele país. Oficialmente, a viagem visa promover o compartilhamento de experiências no processo legislativo entre a Câmara brasileira e a House of Representatives (Câmara dos Deputados daquele país). Os deputados estão nos EUA desde quarta-feira (26), e deixam Washington na terça (1).
Quando os membros da CCJ estiverem embarcando de volta ao Brasil, o deputado Jorde Tadeu Mudalen (DEM-SP) estará viajando para Nova York, onde participará da 71.ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Mudalen está autorizado a acompanhar o evento entre 1.º e 7 de novembro.
A Câmara também autorizou a viagem o deputado Antônio Jácome (PTN-RN) a participar do Congresso Mundial de Câncer em Paris, capital francesa. Jácome ficará no País desta segunda-feira (31) à quinta-feira (3).
Até o final desta semana, outros parlamentares devem viajar em missão oficial. César Halum (PRB-TO), Roberto Alves (PRB-SP), Evandro Roman (PSD-PR), José Rocha (PR-BA), Flávia Morais (PDT-GO) e Roberto Góes (PDT-AP) estarão de 3 a 11 de novembro visitando a Comissão Australiana de Esporte e a Comissão Olímpica de Esporte em Sidney e Camberra, na Austrália. Na Nova Zelândia, o grupo de parlamentares conhecerá as instalações esportivas de alto rendimento em Auckland.
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta
Deixe sua opinião