Nesta segunda (3), a Câmara retoma suas atividades legislativas já com a pauta trancada por duas medidas provisórias: a MP 460, que reduz tributos da construção civil de imóveis do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida e a MP 462, que trata do repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2009.
A MP 460 já foi aprovada pelos deputados, mas na votação do Senado ela foi emendada e, por isso, depende de nova votação na Câmara. Entre as emendas mais polêmicas a serem apreciadas pelos deputados estão a que institui o ressarcimento de créditos prêmio do IPI a empresas exportadoras e a que permite ao comércio cobrar preços diferenciados de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo consumidor dinheiro, cheque ou cartão.
Também consta da pauta de votações a MP 464, que dispõe sobre a prestação de auxílio financeiro pela União a estados e municípios em 2009, com o objetivo de fomentar as exportações. A MP também trata da participação da União em fundos garantidores de risco de crédito para micro, pequenas e médias empresas.
A outra MP a 465, que consta da pauta de votações autoriza a concessão de subvenção econômica ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) em operações de financiamento destinadas aquisição e produção de bens de capital e inovação tecnológica.
As comissões técnicas marcaram para a primeira sema de trabalhos legislativos uma série de atividades, que vão da discussão votações de projetos de lei e audiências públicas para a discussão de vários temas.
Na terça-feira (4), s 14h30m, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza audiência pública para esclarecimentos sobre os projetos de assentamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário/Incra sobre conflitos agrários no país e, especialmente, no Pará. Para debater o assunto foram convidados o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o presidente do Incra, Rolf Hackbard.
Na quarta-feira (5), s 9 horas, a Comissão de Finanças e Tributação realiza sua reunião mensal com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, para discutir e analisar a execução orçamentária da União e o desempenho das transferências constitucionais dos Fundos de Participação dos estados, do Distrito Federal e do municípios.
Às 10 horas, de quarta-feira, a Comissão de Viação e Transportes realiza audiência pública para discutir a implementação do Trem de Alta Velocidade. Para o evento foram convidados a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos, e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo.
A Comissão de Defesa do Consumidor vai reunir se na quarta-feira s 14h30m, para debater o direito dos poupadores em reaver as perdas ocasionadas pela aplicação que os bancos deram ao Plano Bresser e Verão. Foram convidados para a audiência o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente da Confederação Nacional do Sistema Financeiro, Fábio Colletti Barbosa, entre outros.
Eleição de Trump ajuda na alta do dólar, mas maior vilão foram gastos excessivos de Lula
Empresas que controlam prisões privadas esperam lucrar com deportações prometidas por Trump
Peter Thiel, o bilionário que emplacou o vice de Trump e deve influenciar o governo
Lula fecha os olhos ao drama das crianças ucranianas
Deixe sua opinião