STJ tem dois ministros paranaenses
O STJ tem, atualmente, dois ministros paranaenses. Sérgio Luíz Kukina é de Curitiba, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Ele autou como promotor de justiça a partir 1984 em diversas comarcas do estado. Foi promovido a procurador em 2002 e nomeado ministro do STJ em fevereiro de 2013.
Já o ministro do STJ Nefi Cordeiro, também paranaense, nasceu em Curitiba e se formou pela Faculdade de Direito. O início na carreira pública se deu em 1989, quando Cordeiro foi aprovado em primeiro lugar no concurso do Ministério Público do Paraná. Foi desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) desde 2002. Ele assumiu como ministro do STJ em abril de 2014.
O desembargador curitibano Joel Ilan Paciornik, atualmente no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, concorre a uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele está em uma lista com 13 desembargadores aptos a substituir o ministro Arnaldo Esteves Lima, aposentado do cargo em junho.
Uma eleição feita pelos ministros da corte vai indicar, à Presidência da República, três candidatos, entre os 13 disputantes. A escolha do novo ministro é uma prerrogativa do presidente da República, mas o nome precisa, também, da aprovação do Senado. Não há previsão para a eleição no STJ.
O tribunal é composto por 33 ministros. Um terço deles, o que equivale a 11, vem de Tribunais de Justiça. Outro terço vem dos Tribunais Regionais Federais. O restante das vagas é dividida entre membros da advocacia e do Ministério Público. Em todos os casos, é necessário indicação do presidente e, posteriormente, aprovação do Senado.
Paciornik se formou na Unicuritiba
Joel Ilan Paciornik nasceu em Curitiba, em 1965. Ele se formou em 1987, pela Faculdade de Direito, que atualmente está inserida no Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba), e entrou para a carreira da magistratura em 1992, quando foi aprovado no concurso para juiz federal substituto da 4ª Região.
Paciornik foi diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná e exerceu o cargo de juiz do Tribunal Regional Eleitoral. O magistrado também foi titular da 3ª Vara Federal Cível de Curitiba, na época em que foi convocado para ser desembargador no TRF, em 2006. As informações sobre a trajetória de Paciornik são do TRF4.
Desembargadores federais que concorrem à vaga no STJ:Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Brasília)José Amilcar de Queiroz MachadoMaria do Carmo CardosoReynaldo Soares da Fonseca Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de Janeiro)Aluisio Gonçalves de Castro MendesPoul Erik Dyrlund Tribunal Regional Federal da 3ª Região (São Paulo) Luis Carlos Hiroki MutaLuis Paulo Cotrim GuimarãesMairan Gonçalves Maia JúniorTherezinha Astolphi Cazerta Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Porto Alegre)João Batista Pinto SilveiraJoel Ilan PaciornikVictor Luiz dos Santos Laus Tribunal Regional Federal da 5ª Região (Recife)Paulo Roberto de Oliveira Lima
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Deixe sua opinião