A assessoria de imprensa da Presidência da República informou nesta segunda-feira (2) que a presidente Dilma Rousseff permanecia em São Paulo sem compromissos oficiais nesta manhã, ainda sem previsão de retorno para Brasília. No domingo (1), ela foi diagnosticada com um foco de pneumonia no pulmão esquerdo, segundo o seu médico Roberto Kalil Filho, do Hospital Sírio-Libanês.
A assessoria informou também que a agenda prevista para esta segunda-feira com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, às 11h, e com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, as 15h, foi cancelada. Uma nova agenda deve ser digulgada.
"É um quadro inicial de pneumonia", disse o médico. "É um quadro comum, rotineiro. Um quadro gripal que foi piorando e foi detectado um foco pneumônico".
Segundo Kalil Filho, a presidente passou por exames na noite de sábado e nem chegou a ser internada. Neste domingo, ela retornou ao hospital para uma reavaliação e saiu por volta das 16h.
De acordo com o médico, Dilma ficaria descansando em um hotel e tinha retorno a Brasília previsto para segunda-feira.
A presidente está sendo medicada com antibióticos e, segundo o médico, o quadro de saúde é estável. O médico explicou que Dilma já tinha uma avaliação clínica rotineira marcada para a próxima sexta-feira e que, em função do quadro de gripe e febre, foi decidida uma antecipação.
No Sírio-Libanês, a presidente passou por tomografias e exame de sangue. "Foi feita uma avaliação clínica geral, o único problema é a pneumonia", explicou Kalil Filho.
A agenda oficial da presidente divulgada na sexta-feira (29) informava que ela passaria o final de semana em Brasília, sem compromissos oficiais.
Na última sexta, a Presidência já havia confirmado que Dilma não participaria das comemorações do Dia do Trabalhador organizadas pela Força Sindical e de outra promovida pela CUT.
Pneumonia foi detectada na quinta-feiraSegundo o médio, Dilma já vinha apresentando uma quadro de gripe há cerca de 10 dias e o diagnóstico de pneumonia foi feito na quinta-feira em Brasília, através de uma radiografia de tórax, e o tratamento com antibióticos começou imediatamente.
"Os exames estão todos bons, exceto o diagnóstico de pneumonia", disse Kalil Filho. "Ela é uma pessoa saudável".
Ele disse ainda que a pneumonia "não teve relação nenhuma" com a vacina antigripe tomada por Dilma na segunda-feira. "Foi coincidência", afirmou. Segundo ele, a presidente não havia tido pneumonia antes.
Nesta segunda-feira, o médico deve fazer uma nova avaliação mas, de acordo com Kalil Filho, Dilma não precisará retornar ao hospital. "Ela deverá ir para Brasília amanhã e talvez retorne as atividades com mais calma durante a semana, na terça-feira ou na quarta-feira, depende muito dela".
Deixe sua opinião