Onze candidatos a vereador em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, foram multados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) por desrespeito à legislação ambiental. Cada um levou uma multa de R$ 5 mil por sujarem as ruas da cidade com santinhos. Desde quinta-feira (1.º) o IAP havia avisado os partidos sobre as regras.
Segundo informações da Agência Estadual de Notícias (AEN), foram multados Julio Romano (PSDB), Dario Moraes (PSOL), Professor Natalino (PRB), Luis Cláudio (PT), Flávio Nakad (PMDB), Celso Rios (PDP), Olírio Rives (PP), Laura Samuel (PRB), Faé (PSB), Gentil (PSC) e Cantor (PSDB). "Dos 190 candidatos, 11 ou menos de 10% foram multados. A grande maioria entendeu o recado. Houve candidato que tinha 200 mil santinhos para soltar no dia da eleição, mas cancelou a distribuição por respeito à lei", disse o chefe do escritório regional do IAP em Foz, Irineu Ribeiro, à agência.
Para o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, candidatos devem servir de exemplo aos cidadãos. "As pessoas que pretendem ocupar cargos públicos têm de dar exemplo em tudo, em comportamento, em respeito ao cidadão e ao meio ambiente", disse.
"Não vamos mais admitir que usem a eleição para poluir a cidade e entupir bueiros. O Estado irá estabelecer uma política efetiva de combate a esta prática e de conscientização dos candidatos para que saibam se comportar eleitoralmente", definiu Burko.
Itaipu produz mais energia para o Paraguai e reduz fatia ao Brasil
Hamas liberta três primeiras reféns de Israel após acordo de cessar-fogo
Eleição de Trump ajuda na alta do dólar, mas maior vilão foram gastos excessivos de Lula
Peter Thiel, o bilionário que emplacou o vice de Trump e deve influenciar o governo
Deixe sua opinião