Vinte horas e dezete minutos. Esse foi o tempo levado para totalização dos votos no primeiro turno das eleições de 2008. O último estado a finalizar a contagem foi o Amazonas, s 13h17. O resultado recorde foi comemorado presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto.
Estou muito feliz e satisfeito porque a Justiça Eleitoral manteve sua tradição de eficiência, de compatibilizar a rapidez, a segurança, a transparência e a facilidade, afirmou Britto, durante entrevista na tarde de hoje (6). O ministro ressaltou que a tecnologia das urnas eletrônicas, a mais avançada do mundo foi ainda turbinada com o teste das urnas biométricas em três municípios do país.
Em 2004, segundo Britto, a apuração total teve duração de dois dias. Em 2006, o último estado a totalizar seus votos foi também o Amazonas, s 14h55 do dia seguinte. O primeiro município a ter o resultado das eleições foi Ibiam (SC), às 17h07.
O que também é um tempo recorde. Pela primeira vez, apuramos em sete minutos o resultado de uma eleição, avaliou. Britto, dizendo que está eufórico com os bons resultados. Segundo o ministro, a votação manual com cédula de papel foi de menos de 1%, precisamente 0,0057%.
Itaipu produz mais energia para o Paraguai e reduz fatia ao Brasil
Quem vai à posse de Donald Trump? Veja a lista de autoridades e famosos que comparecerão
Fentanil: a superdroga com insumos chineses que preocupa os EUA e alerta o Brasil
Hamas liberta primeiras reféns de Israel após acordo de cessar-fogo; veja o vídeo
Deixe sua opinião