A candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) aparece cinco pontos porcentuais à frente de José Serra (PSDB) na pesquisa de intenção de voto divulgada ontem pelo Ibope. A petista recebeu 39% das intenções e o tucano alcançou 34%. A candidata do PV, Marina Silva, teve 7% das intenções.Os candidatos Ivan Pinheiro (PCB), José Levy Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Plínio Arruda Sampaio (PSol) e Rui Costa Pimenta (PCO) não atingiram 1%. Votos brancos e nulos somaram 7% e os indecisos são 12%.
Na simulação de um eventual segundo turno, Dilma aparece com 46% dos votos, e Serra tem 40%. Nesse cenário, brancos e nulos somam 6% e indecisos 8%. Serra tem a maior rejeição entre os presidenciáveis, com 24%. Os que não votariam em Dilma são 19%. E 13% dizem que não votariam em Marina.
Na pesquisa Ibope anterior, realizada entre os dias 27 e 30 de junho, Dilma e Serra apareciam empatados, ambos com 36% no cenário que incluía todos os candidatos. Marina havia registrado 8% na ocasião. Na simulação do segundo turno, Serra e Dilma também estavam empatados, com 43%.
Avaliação do governo
A pesquisa Ibope também perguntou aos eleitores como avaliam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A maior parcela do entrevistados, 77% do total, classificaram o governo como ótimo ou bom. Já para 18% dos eleitores, a administração do presidente é regular. E apenas disseram que a gestão de Lula 4% é ruim ou péssima. Não souberam ou não opinaram 1%.
Metodologia
O levantamento de intenções de voto e da avaliação do presidente Lula, feito pelo Ibope e divulgado ontem, foi encomendado pela Rede Globo de Televisão e pelo jornal O Estado de S. Paulo. Foram ouvidos 2.506 eleitores em 174 municípios de todo país entre os dias 23 e 29 de julho (sexta da semana passada e a última quinta-feira). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 20.809/2010.
Eleição de Trump ajuda na alta do dólar, mas maior vilão foram gastos excessivos de Lula
Empresas que controlam prisões privadas esperam lucrar com deportações prometidas por Trump
Peter Thiel, o bilionário que emplacou o vice de Trump e deve influenciar o governo
Lula fecha os olhos ao drama das crianças ucranianas
Deixe sua opinião