• Carregando...

Um ponto definitivo para começar a enxergar a política de uma outra forma é – antes de qualquer coisa – perceber que ela está por todos os lados. Se você perdeu o horário por conta do atraso do ônibus ou ficou preso em casa porque faltou luz (isso sem falar no pneu furado do carro por conta de um buraco na rua) – seja o que for, tudo isso está ligado diretamente a quem está comandando a sua cidade, estado e país. E prestar atenção nestes detalhes também é uma forma de vivenciar a política.

"É importante para o jovem associar a qualidade de vida dele com o interesse político. Educação, saúde, transporte, segurança, tudo depende de sua participação. Eles representam a renovação, são fundamentais", explica Ricardo Oliveira, cientista político e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Para levar isso a sério, vale lembrar que o número de jovens com título de eleitor no Paraná, atualmente, é bastante relevante – ou seja, o suficiente para decidir uma eleição. "Na última eleição, a diferença entre os candidatos foi de cerca de 10 mil votos", aponta Oliveira. Agora, pense: de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE – PR), existem cerca de 290 mil eleitores entre 16 e 20 anos, que representam um total de 7,6% do eleitorado total (3.618.804 eleitores). Ou seja, a sua opinião com certeza tem um peso significativo.

Por isso, em meio a tantos escândalos na política, nada mais justo que dar voz aos jovens para, quem sabe, construir uma nova história. "Há um desgaste profundo na nossa elite parlamentar. Com a participação dos jovens, há uma potencialidade para a criação de novas lideranças", ressalta o cientista político. Vale lembrar que o prazo para fazer seu título de eleitor já terminou. Mesmo assim, você só fica de fora se quiser!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]