Pesquisa do instituto Vox Populi, para a TV Bandeirantes e o "site" IG, divulgada ontem à noite, aponta a candidata petista Dilma Rousseff liderando a disputa presidencial, com a preferência de 41% dos eleitores brasileiros. Em segundo lugar está José Serra (PSDB), com 33% das intenções de votos. Em terceiro, Marina Silva (PV), com 8%. Os outros candidatos juntos somam 1%. Nulos e brancos são 4%, e 13% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder. Na simulação entre um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a petista mantém a vantagem de 8 pontos porcentuais sobre o tucano: 46% contra 38%. De acordo com a pesquisa, Serra possui a maior rejeição: 24% afirmaram que não votariam nele. Marina vem em seguida, com 20% e, por último, Dilma, com 17%. Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado, Dilma alcança 28%, Serra 21% e Marina 4%. O presidente Lula, que não concorre, tem 4% e o candidato apoiado por ele 1%.
A região em que Dilma apresenta melhor desempenho é o Nordeste, onde tem 54% das intenções de votos. Serra tem 24%, e Marina 5%. Serra vai melhor no Sul, com 39%, contra 35% da petista e 7% de Marina. No Sudeste, a vantagem de Serra está dentro da margem de erro: 36% contra 34% de Dilma, enquanto Marina tem 10%.
Na última pesquisa Vox Populi, divulgada em 29 de junho, Dilma tinha cinco pontos porcentuais a mais que Serra e liderava a disputa eleitoral com 40%, seguida pelo tucano, com 35%, e Marina, com 8%. O total de votos brancos e nulos era de 5% e 11 % não quiseram ou não souberam responder em quem irão votar.
Reações
O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), comemorou o resultado da pesquisa em seu Twitter, destacando que Dilma ainda é menos conhecida pelo eleitorado do que o tucano. Enquanto 73% dizem conhecer bem ou ter algumas informações sobre Serra, esse índice cai para 63% no caso da petista.
"Dilma continua menos conhecida que o tucano. Volto a dizer que à medida que as pessoas conhecem Dilma, fazem a opção por ela", disse Vaccarezza.
O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, por sua vez, minimizou o resultado. "A pesquisa Vox Populi infelizmente não faz sentido. Não deve ser levada em consideração", afirmou. Nos bastidores, os tucanos subiram o tom, afirmando que a pesquisa é uma fraude e que estaria "adubada". A expectativa é que a pesquisa Datafolha eleve os números do candidato tucano.
Serviço: A pesquisa foi realizada com 3.000 eleitores, entre os dias 17 e 20 de julho.A margem de erro máxima é de 1,8 ponto porcentual, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE, sob o Protocolo nº 19.920/2010.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Deixe sua opinião