As 24.568 urnas eletrônicas que serão usadas no Paraná vão permanecer dos depósitos dos fóruns eleitorais até a véspera das eleições. No sábado, os equipamentos serão transportados por agentes dos Correios, escoltados por policiais militares, até os locais de votação. As urnas começaram a ser preparadas em 16 de setembro, recebendo as informações dos candidatos e eleitores, e foram lacradas em cerimonia pública com a presença de juízes eleitorais e representantes dos partidos políticos.
Só em Curitiba serão usadas 3 mil urnas eletrônicas na eleição deste ano. A Justiça Eleitoral mantém urnas reservas, para eventuais substituições, em número próximo de 10% do total. De acordo com Mônica Tereza Góes Turchenski, chefe da 1.ª zona eleitoral do Paraná, dez equipes dos Correios vão transportar as urnas até os locais de votação em Curitiba. "Na sexta-feira, os veículos vão até o prédio e são carregados com as urnas. Pernoitam no local sob vigilância e até as 7 da manhã de sábado já devem estar a caminho das seções", explicou Mônica.
Nos locais de votação, as urnas serão recebidas por equipes designadas pelos juízes eleitorais. Em média são 5 fiscais para cada um dos 400 prédios onde haverá seções em Curitiba, totalizando 2 mil pessoas. Eles, junto com técnicos da Justiça Eleitoral, vão montar as urnas. Elas permanecem desligadas e as salas trancadas. Só na manhã de domingo, os mesários designados para cada seção vão ligar as urnas.
Durante o transporte, a montagem e na noite de sábado para domingo, as urnas terão segurança de policiais militares. Cerca de 2 mil policiais devem reforçar a segurança em todo o estado durante as eleições. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), todos os cartórios eleitorais já estão com as urnas em seus depósitos.
Votação
A votação será das 8 às 17 horas. Para evitar filas no final do dia, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores compareçam às suas seções pela manhã. Mônica afirma que quem estiver na fila até o horário de fechamento das seções vai receber uma senha para votar. Para esta eleição, a estimativa da Justiça Eleitoral é que cada eleitor leve 1 minuto e 30 segundos para votar.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião