Ainda dá tempo de tirar o título de eleitor
- Fique de olho!
Se você está em dúvida se faz o título e participa das eleições, vale um alerta: para quem tem 16 e 17 anos até o dia da votação, o voto é facultativo, mas se o adolescente vai completar 18 anos antes das eleições ele é obrigado a votar.
Além disso, entre a documentação exigida para se matricular em algumas universidades está o título de eleitor. Quem pretende ser calouro em 2011 (ou ainda em 2010), portanto, precisa ficar atento.
Em Curitiba, o título só pode ser feito na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Em outras cidades, basta entrar em contato com o Tribunal para saber os endereços dos cartórios eleitorais.
O documento sai na hora e não é preciso marcar horário. "Normalmente, o processo demora de 20 a 30 minutos, mas a previsão é que nos últimos dias esse tempo passe para 4 horas", diz Rogério Born, sub-chefe da central de atendimento do TRE-PR.
Para quem quiser poupar tempo, é possível adiantar o processo pela internet. "Nesse caso, o eleitor preenche um cadastro no site do Tribunal e só vai à sede da cartório eleitoral de sua cidade para colher digitais, fotos e assinaturas e retirar o título", explica Born.
É preciso comparecer com um comprovante de residência recente em seu nome, de seus pais ou do cônjuge (cartas particulares não são aceitas), quitação do serviço militar para os homens maiores de 18 anos e um documento original de identificação - carteira de habilitação e passaporte não são aceitos.
Serviço
No TRE-PR, em Curitiba, o horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 18h. O Tribunal também terá expediente aos sábados e domingos até 2 de maio, das 9h às 17h (inclusive no feriado de 1º de maio). O TRE fica na Rua João Parolin, 55, Prado Velho. Mais informações: (41) 3330-8672 (Curitiba), (41) 3330-8500 (restante do estado), e www.tre-pr.jus.br
Melhorar o país, mudar a realidade do seu estado ou exercer o seu direito de cidadão. Não importa o motivo, jovens com 16 ou 17 anos ouvidos pelo Vestibular, mesmo podendo escolher se querem votar ou não, parecem estar de olho nas eleições deste ano, quando serão eleitos o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos cerca de 7,5 milhões de eleitores do Paraná, aproximadamente 100 mil estão nessa faixa de idade. Os dados são de março e o número ainda deve crescer até o dia 5 de maio, fim do prazo para tirar o título de eleitor.
Para saber se os vestibulandos querem votar esse ano e qual a expectativa deles para as eleições, a repórter Rafaela Bortolin conversou com alguns estudantes.
"Desde criança, sempre quis votar. Ainda não fiz meu título, mas vou fazer. Eu e meu pai sempre conversamos sobre política e a importância de votar de maneira consciente. É fácil reclamar dos rumos do Brasil, mas cabe a nós fazermos a diferença e tentarmos mudar. Votar é um direito que todos deveriam valorizar e faço questão de exercer o meu."Paola Favoreto, 16 anos, candidata de Engenharia Civil.
"Ainda não fiz o título, mas vou fazer. Estou sem muito tempo para acompanhar o noticiário político, mesmo assim procurover o que sai nos jornais e na internet. Muitas pessoas reclamam que o Brasil está mal. Cabe a nós fazermos alguma coisa paramudar, e o voto é a garantia dessa possibilidade."Marcus Vinícius de Lara, 16 anos, vestibulando de Comércio Exterior.
"Fiz meu título e já estou acompanhando as notícias sobre política, pois essa é uma escolha importante e não pode ser feita de qualquer jeito. Ainda não escolhi meus candidatos porque quero ter mais tempo para ver o discurso de cada um e se as suas propostas podem ser cumpridas. Na hora da eleição, é fácil prometer várias coisas só para conquistar o voto. É preciso ter conteúdo."Gabriel Alberti, 16 anos, vestibulandode Engenharia Eletrônica.
"Já fiz o título e pretendo votar em outubro. Estou pesquisando sobre os candidatos para garantir que escolhi os melhores representantes para o meu estado e meu país. Estou consciente da importância do meu voto e é muito bom saber que estou contribuindo para tentar melhorar o Brasil."Tatiana Neves, 17 anos, candidata de Publicidade e Propaganda.
Papo Universitário
Os caras-pintadas são personagens do passado? Existe hoje uma ausência de atuação coletiva dos jovens? Perguntas como essas serão debatidas nesta quarta-feira (28 de abril), às 19h30, no Papo Universitário da Gazeta do Povo, que terá como tema "Diários secretos e apatia juvenil".
As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site do evento. O Papo Universitário será realizado no Teatro Paiol, no Largo Professor Guido Viaro, s/n.o Todos os participantes receberão certificado correspondente a um curso de quatro horas.
Para essa edição foram convidados Adriano Codato, professor de Ciência Política da UFPR; Ana Luisa Fayet Saad, antropóloga especializada em jovens; Paulo de Rosa Júnior, presidente da União Paranaese de Estudantes; e André Gonçalves, correspondente da Gazeta do Povo em Brasília.
O Vestibular vai estar lá e todas as discussões serão postadas no blog Língua Solta. Você pode participar deixando as suas perguntas no blog ou enviando as questões para o nosso e-mail (vestibular@gazetado povo.com.br).
O Voto Consciente também estará, interagindo em tempo real via Twitter. Siga ele para saber o que vai rolar no dia. Também é possível enviar sua pergunta na hora por esse canal.
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta
Deixe sua opinião