Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Corrida presidencial

Aécio elogia Richa e defende construção de aeroporto em MG

Em caminhada no Centro de Curitiba, presidenciável propôs adaptar no país o programa Família Paranaense caso eleito

Aécio com tucanos em Curitiba: críticas a um preconceito do governo federal com o Paraná | Cesar Machado / Gazeta do Povo
Aécio com tucanos em Curitiba: críticas a um preconceito do governo federal com o Paraná (Foto: Cesar Machado / Gazeta do Povo)

Candidato à presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves esteve em Curitiba na manhã de ontem para uma caminhada no calçadão da Rua XV de Novembro, junto com o governador Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição. Durante o evento, Aécio elogiou a gestão do colega de partido e criticou o suposto preconceito do governo federal com o Paraná. Ele disse também que as denúncias sobre a construção de um aeroporto no município de Cláudio (MG), quando era governador de Minas Gerais, partem daqueles que "têm a perspectiva da derrota", referindo-se ao PT.

No início da caminhada, Aécio deu uma entrevista coletiva e foi questionado sobre o aeroporto. Reportagem do jornal Folha de S. Paulo afirmou que o tucano, durante o mandato de governador de Minas, construiu um aeroporto em uma fazenda de propriedade de seu tio. O governo mineiro teria gasto R$ 14 milhões para a construção da obra em Claudio, cidade que fica a 150 km de Belo Horizonte. A obra ficou pronta em outubro de 2010, no fim do segundo mandato de Aécio. "Essa obra se insere entre milhares de obras que fizemos com a mais absoluta transparência para que o estado se desenvolvesse", defendeu. Ele disse, ainda, que não teme que o assunto tenha impacto na campanha eleitoral.

Aécio também elogiou Richa, a quem chamou de "um dos mais qualificados gestores públicos do país", e disse que vai implantar o programa de tranferência de renda "Família Paranaense" em plano nacional – rebatizado de "Família Brasileira" – se for eleito. "Governar é isso, pegar as experiências que dão certo, adaptá-las às novas realidades e dar a elas uma nova dimensão", comentou.

O presidenciável disse também que em seu governo "o Paraná terá portas escancaradas em Brasília". Já o governador completou que seu colega de partido, se for eleito, "vai pagar a dívida do Brasil com o Paraná".

No final da caminhada, Aécio e Richa subiram em um dos bancos do calçadão e fizeram discursos rápidos. Aécio comparou a caminhada ao lado de Richa com as Diretas Já, quando Tancredo Neves e José Richa estavam lado a lado.

Caminhada

Acompanhado por cerca de 1,5 mil pessoas, entre correligionários, candidatos a deputado estadual e federal e apoiadores, o candidato tirou fotos com alguns lojistas no caminho e participou de uma roda de capoeira.

A caminhada era o único compromisso público de Aécio na capital paranaense. Logo depois do evento, ele foi para o aeroporto e continuou a agenda de campanha em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.