Curitiba tem mais de mil eleitores já cadastrados para o chamado voto em trânsito, em que o cidadão vota para presidente, tanto em primeiro quanto em segundo turno, mesmo estando fora de seu domicílio eleitoral. A capital do Paraná oferece sessões eleitorais para votantes em trânsito. O prazo para cadastro nessa modalidade de voto termina daqui a uma semana, em 21 de agosto.
Neste ano, estão habilitadas a receber eleitores em trânsito cidades com mais de 200 mil eleitores - em 2010, apenas capitais ofereciam o serviço. Assim, o Paraná tem cinco cidades habilitadas: Curitiba, Cascavel, Ponta Grossa, Londrina e Maringá.
Em todo o Brasil, 92 cidades estão aptas a oferecer o voto em trânsito. A lista completa das cidades brasileiras que oferecem em voto em trânsito está disponível site do TSE.
Serviço: como de cadastrar
Para realizar o registro, o eleitor deve se dirigir a um cartório eleitoral, apresentar um documento oficial com foto e solicitar o cadastro para voto em trânsito. Está apto a votar quem se encontra em situação regular na Justiça Eleitoral.
Uma vez cadastrado, o eleitor não poderá mais votar na sua sessão de origem em caso de desistência da viagem, o cartório eleitoral deve ser informado, também até o dia 21.
Caso as sessões específicas para o voto em trânsito não completem um mínimo de 50 eleitores, os habilitados devem ser avisados, e justificar o voto ou votar na sessão de origem.
Caiado e Marçal cobiçam apoio de Gusttavo Lima para eleições em 2026
Moraes pede manifestação da PGR sobre passaporte de Bolsonaro; assista ao Sem Rodeios
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Governo do Tocantins vive crise política deflagrada após investigações da Polícia Civil
Deixe sua opinião