Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Palestras

PT cria factoide com 'empresinha', diz Marina Silva

Candidata diz que cogita pedir ao Ministério Público para investigar sua empresa para provar que não há nada de errado

A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, disse que o PT criou um "factoide" a respeito da empresa montada por ela para ministrar palestras, e afirmou que lamenta que a presidente Dilma Rousseff use o assunto como argumento de campanha. As declarações foram feitas nesta quinta-feira (4), em entrevista ao grupo RBS, no Rio Grande do Sul.

"O desespero está fazendo com que eles façam esse tipo de coisa. Lamento profundamente que a presidente Dilma se submeta a esse tipo de lógica", disse, classificando a situação como "vale tudo".

Marina afirmou que cogita pedir ao Ministério Público para investigar sua empresa para provar que não há nada de errado. "A minha 'empresinha', que é uma empresa que foi criada para fazer palestras, teve um faturamento nesses três anos de R$ 1,6 milhão. Nós pagamos todos os encargos, está na Receita Federal."

O comitê de Dilma, por sua vez, pedirá ao Ministério Público Eleitoral que abra uma investigação para apurar eventual omissão de Marina sobre os ganhos com as palestras. Para a campanha petista, o patrimônio declarado por Marina o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não parece compatível com os seus rendimentos brutos, levando em conta o faturamento de sua companhia, da qual ela figura como única dona.

Comparações

Ela também criticou a propaganda da adversária na televisão, que comparou sua candidatura com os governos de Jânio Quadros (1961) e Fernando Collor (1990-1992), que perderam apoio político e não completaram os mandatos. Ela disse que nunca imaginou ver uma crítica do tipo. "[Estão] dizendo que eu posso ser cassada, inclusive fazendo uma ameaça à nossa democracia."

Na mesma entrevista, Marina foi questionada sobre a possibilidade de elevação dos preços da gasolina. Ela disse que a política atual do governo é insustentável e que a presidente precisa dar uma resposta sobre a retenção de preços.

A presidenciável do PSB também fez uma crítica indireta ao tucano Aécio Neves e disse que não é possível nomear ministros antes da eleição. Segundo ela, é preciso primeiro ser "nomeado pelo povo". Aécio já afirmou que, se eleito, o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga irá comandar a área econômica de seu governo.

Marina também foi questionada sobre a revisão do trecho de seu plano de governo que abordava políticas para homossexuais e afirmou que nem chegou a ler as declarações do pastor Silas Malafaia pressionando por uma mudanças em seus projetos.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.