Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Balanço

Paraná tem 218 urnas substituídas no segundo turno das eleições

De acordo com o TRE, a cidade que mais registrou problemas foi Londrina

Problemas técnicos levaram à substituição de 218 urnas eletrônicas em todo o Paraná neste domingo (26), no segundo turno das eleições presidenciais de 2014. As informações são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).

Segundo o órgão, em Curitiba - o maior colégio eleitoral do estado - nove equipamentos foram substituídos.

Encontre seu local de votação e veja os documentos aceitos

Não vai votar? Saiba onde justificar a ausência

Vídeo: conheça as funções do presidente da República

A cidade que mais registrou problemas foi Londrina, que teve 24 urnas trocadas. São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), teve 18 urnas trocadas. No Paraná, 25.875 equipamentos compõem o parque de urnas.

Primeiro turno

Em todo o 1º turno, o Paraná teve 419 urnas eletrônicas substituídas por causa de problemas técnicos. Em todo o país 5.012 urnas precisaram ser trocadas, o que representa 1,12% do total das 494,9 mil máquinas espalhadas pelo Brasil.

Biometria

O órgão ainda informa que não foi identificado nenhum problema relacionado à biometria no estado. No Paraná, este método de identificação do eleitor foi usado nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Tamarana, Doutor Camargo, Floresta, Ivatuba, Paiçandu, Campo Largo e Balsa Nova.

Nestes casos, o eleitor pode fazer até oito tentativas, com a orientação de que fosse alternadas entre os indicadores e os polegares das duas mãos. Se ainda assim a máquina não fizesse o reconhecimento, o voto poderia liberado mediante apresentação de um documento oficial com foto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.