O Paraná foi o terceiro estado a terminar a apuração dos votos neste domingo (26), às 19h23. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o estado teve a apuração mais rápida da história e, com duas horas e 23 minutos, terminou a contagem dos votos. O estado ficou atrás apenas do Distrito Federal e do Espírito Santo. "O Paraná fechou em terceiro lugar, e perdeu para dois estados com menos da metade do nosso eleitorado", explica o coordenador de comunicação do TRE, Marden Machado.
O Distrito Federal conta com pouco mais de 2 milhões de eleitores, enquanto o Espírito Santo tem pouco mais de 3 milhões. No Paraná, o número de eleitores chega a 7,8 milhões, de acordo com a Justiça Eleitoral.
A apuração do resultado em Curitiba também bateu o recorde, de acordo com Machado: 45 minutos depois do fim da eleição, a cidade já tinha apurado todos os votos.
Entre os motivos para a rapidez da contagem dos votos, Machado destaca o baixo número de informações que precisaram ser processadas. "O volume de dados para ser transmitido foi bem menor. Ontem a gente só teve votação para presidente", diz. Além disso, o coordenador de comunicação afirma que a correção de problemas técnicos também colaborou para aumentar a rapidez. "Tudo o que não deu certo no primeiro turno a gente corrigiu no segundo", disse.
No primeiro turno, o Paraná levou três horas e 52 minutos para conhecer o resultado das eleições. Em Curitiba, a apuração levou cerca de uma hora e 30 minutos.
- Dilma vence em todas as cidades de seis Estados
- Dilma conquista cidades vencidas por Marina no 1º turno
- Atuação menor de Aécio em Minas deu vantagem a Dilma
- Comemoração de Dilma teve cantoria com "Oh, Minas Gerais"
- Dilma perdeu em São Bernardo, berço de Lula
- PMDB terá o maior número de governos estaduais
- Presidente Dilma vence em 65% dos municípios menores
- Presidente reeleita vai encontrar um Senado hostil
Reforma tributária pode aumentar impostos e tirar competitividade de pequenas empresas
Diário de soldado norte-coreano traz táticas macabras da guerra na Ucrânia
Resolução pró-aborto é ilegal e inconstitucional, afirma associação de juízes
Frases da Semana: “Eu sou um amante da democracia, não sou marido”
Deixe sua opinião