Balanço parcial divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que, até às 16h25 (horário de Brasília) deste domingo (26), 2.823 urnas eletrônicas haviam sido substituídas em todo o país.
O número corresponde a 0,65% do total das 434.057 urnas disponibilizadas para o pleito (428.894 urnas de votação e 5.163 urnas de recepção de justificativas).
Veja o resultado da apuração dos votos para presidente em todo Brasil
Veja o resultado da apuração dos votos para presidente no Paraná
Veja o resultado da apuração dos votos para presidente em Curitiba
Por precaução, mais de 530 mil urnas foram dispostas para a Justiça Eleitoral, das quais 61.438 são urnas de contingência e, o restante, urnas de reserva, que ficam armazenadas nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Segundo o TSE, o estado do Rio de Janeiro teve o maior número de equipamentos de votação substituídos até o período:387. Em seguida vem São Paulo, onde foram substituídas 335 urnas e, o Rio Grande do Sul, com 257 substituições.
Proporcionalmente ao número de eleitores, os estados que mais substituíram urnas foram Sergipe (1,69% do total no estado), Distrito Federal (1,39%) e Rio Grande do Norte (1,17%).
Uma seção no estado de São Paulo registrou votação manual neste domingo. Segundo o TRE-SP, a Justiça Eleitoral ficou de recuperar os dados registrados na urna substituída por meio da memória fixa do equipamento, trocado às 10h30. A seção eleitoral tem 385 eleitores, mas não há informação sobre quantos já haviam votado. Também houve um caso de votação manual em Minas Gerais.
Deixe sua opinião