Com a campanha mais curta e menos ostensiva nas ruas da cidade, muitos eleitores entram na reta final da corrida eleitoral ainda indecisos em relação a seus votos. Para ajudar os cidadãos nesta escolha existem ferramentas que fornecem diferentes tipos de informação sobre os candidatos e suas propostas para a cidade.
Planos de governo
Todo candidato à prefeitura da cidade é obrigado a enviar seu plano de governo à Justiça Eleitoral. O documento contém as propostas e algumas metas que os pretendentes ao cargo estipulam para sua atual gestão. Avaliar este plano pode ajudar o eleitor a identificar quais candidatos têm uma proposta de governo mais sólida e compatível com os problemas do município. Acesse aqui .
- Maioria do eleitorado, mulheres são mais críticas e demoram mais para decidir voto
- Você sabe o que pode e o que não pode fazer no dia da eleição? Fique atento
- Cochichos, ajuda e fuga de polêmicas: os bastidores do último debate em Curitiba
- Você e a urna: confira um passo a passo de como votar neste domingo (2)
- Confira números da eleição de 2016 em Curitiba e no Paraná
Doações às campanhas
Saber como e de quais fontes os candidatos arrecadaram dinheiro para fazer frente às despesas de campanha também é uma informação importante para que o eleitor decida seu voto conscientemente. Com a vedação do financiamento empresarial de campanha, as doações de pessoas físicas é que agora bancam a maior parte dos gastos dos candidatos. No Sistema de Divulgação de Contas e Candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral, os cidadãos têm acesso à lista nominal de doadores e aos valores que cada um doou. No site também é possível ter acesso às doações feitas pelos próprios candidatos e pelos partidos. Acesse aqui.
Politikei
Criado por um grupo de designers e programadores voluntários, o site Politikei simula a votação dos projetos mais polêmicos apresentados na Câmara Municipal de Curitiba durante a última legislatura, e aponta qual candidato a vereador tem os posicionamentos mais condizentes com o perfil do eleitor. Para não restringir o teste aos atuais legisladores, o grupo também coletou o posicionamento dos candidatos que não ocupam uma cadeira no parlamento municipal. O resultado do teste é um ranking que aponta quais candidatos estão mais próximos dos posicionamentos escolhidos pelo eleitor. Acesse aqui.
Guia dos candidatos
Outra forma de escolher um candidato a vereador é por meio do Guia dos Candidatos elaborado pela Gazeta do Povo. A ferramenta traz informações básicas sobre todos os candidatos do Brasil e uma página mais completa sobre os políticos que disputam uma vaga no legislativo curitibano. No sistema, o eleitor pode ver como os candidatos se posicionam sobre temas como Uber, restrição de velocidade em áreas centrais da cidade e o pagamento de 13º salário para vereadores, por exemplo. Acesse aqui.
Sabatinas e debates
Entre os dias 12 e 18 de setembro a Gazeta do Povo realizou quatro debates e oito sabatinas com todos os candidatos à prefeitura de Curitiba. O formato dos debates, onde os candidatos se enfrentavam em duplas, permitiu um embate de ideias e propostas mais detalhado e solto. Nas sabatinas, que tiveram duração de duas horas, cada candidato respondeu perguntas sobre sua história política e teve tempo suficiente para detalhar suas propostas e a forma como serão implementadas.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Deixe sua opinião