
Os candidatos que têm pretensões de conseguir uma cadeira na Câmara Municipal de Curitiba devem separar a maior parte de seu orçamento de campanha para despesas com pessoal.
Nas eleições municipais de 2012, essa rubrica consumiu 28% dos recursos dos candidatos a vereador eleitos na cidade. Ao todo, R$ 1 milhão foi destinado para a contratação de 865 cabos eleitorais.
O parlamentar que mais gastou na contratação de pessoal foi Pier Petruzziello (PTB). Segundo os dados da prestação de contas enviados ao TSE, ele destinou R$ 136 mil para contratar 100 pessoas para a campanha. De acordo com Petruzziello, mesmo com as restrições às doações de empresas – que devem dificultar o financiamento das campanhas –, a ideia para este pleito é investir novamente na contratação de pessoal.
“Dentro do que a lei me permitir e do que eu conseguir arrecadar, eu vou contratar, sim. Se eu tiver condições financeiras, não vejo problemas”, afirma. O parlamentar destaca, entretanto, que como já não é mais novato em disputas eleitorais, deve conseguir apoio gratuito de amigos, familiares e cidadãos que apoiam as ações do mandato.
Os materiais de campanha também representam um gasto significativo durante a disputa eleitoral. Somadas, as despesas com materiais impressos, placas e faixas e publicidade paga em jornais e revistas totalizaram R$ 1 milhão em 2012.
Os 38 candidatos a vereador vitoriosos na última eleição municipal contrataram mais de 100 empresas para a produção dos materiais gráficos da campanha.
Doações
Ainda de acordo com os dados do TSE sobre as eleições de 2012, os candidatos a uma vaga na Câmara Municipal receberam R$ 626 mil em prestações de serviço e materiais não cobrados pelos fornecedores.
Essas doações, na maior parte dos casos, foram feitas pelos comitês dos candidatos a prefeito, pelos partidos e por empresas e cidadãos ligados aos candidatos.
A maior parte dessas doações através da prestação gratuita de serviços é de materiais gráficos, produção dos programas eleitorais e veículos para uso dos candidatos.



