Rafael Greca (PMN) abriu vantagem em relação a Gustavo Fruet (PDT) e Requião Filho (PMDB), mas não foi só isso que mudou na pesquisa feita pelo Ibope* e encomendada pela RPC divulgada na última segunda-feira (19). O perfil dos eleitores dos três principais candidatos também está diferente do levantamento feito no dia 23 de agosto**.
Na primeira pesquisa, Greca tinha 28% das intenções de votos e contava com um público predominante feminino com 55 ou mais anos e, em sua maioria, com ensino superior completo e com dois salários mínimos. Agora com 45% das intenções de voto, a maioria segue feminina, mas com idade entre 35 e 44 anos, ensino médio completo e com renda superior a dois e até cinco salários mínimos.
Campanha de Greca não editou, mas tirou de contexto fala de Fruet na ‘Batalha do Centro Cívico’
Leia a matéria completaCandidato à reeleição, Fruet tinha antes 19% das intenções de votos, com predominância de homens jovens. Grande parte de seus eleitores tinha entre 16 e 24 anos, com ensino médio completo e renda de mais de cinco salários mínimos. Com 16% das intenções de votos na segunda pesquisa, o atual prefeito perdeu parte desse público, assim como pessoas entre 35 a 44 anos.
Requião Filho segue como terceiro na intenção de votos, mas agora conta com 8% dos eleitores. Entre eles predominam mulheres entre 16 a 24 anos com o ensino médio completo e com renda de até dois salários mínimos. Antes o candidato tinha 16% das intenções de votos, maioria masculina com faixa etária entre 25 e 34 anos e com ensino fundamental completo. A renda não mudou.
Já na pesquisa espontânea, sem lembrar o eleitor quem está concorrendo ao cargo, Greca só conta com uma alteração no perfil. Com 34% das intenções de voto, a mudança é apenas na idade dos eleitores, que vai para 55 anos ou mais. Já Fruet, com 10%, segue com o mesmo perfil de eleitor. Com apenas 3% das intenções de votos, Requião Filho conta com duas mudanças: seu eleitorado passa para a faixa etária entre 25 a 34 anos e com renda de mais de dois a cinco salários mínimos. Também é preciso levar em conta que as pessoas que não souberam responder sobem de 4% para 28% na pesquisa espontânea.
Ficha Técnica dos levantamentos
*A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 15 e 18 de setembro com 805 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-01610/2016.
**A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 19 e 22 de agosto com 602 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-04300/2016.
Caiado e Marçal cobiçam apoio de Gusttavo Lima para eleições em 2026
Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo que envolve libertação de reféns
Moraes pede manifestação da PGR sobre passaporte de Bolsonaro; assista ao Sem Rodeios
Governo do Tocantins vive crise política deflagrada após investigações da Polícia Civil
Deixe sua opinião