Em seu primeiro discurso como governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) enfatizou a construção de um novo Paraná, com uma sociedade mais justa e igualitária. "O novo Paraná que queremos tem o tamanho dos sonhos de cada um", diz Richa, que ainda reforça sua crença de que é preciso melhorar a vida das pessoas e as questões de saúde, segurança, educação e infra-estrutura.
Entre os objetivos do novo governador, está o de fazer o Paraná alcançar uma posição e grande destaque no cenário nacional e recuperar o respeito pelo estado. "Vamos colocar o Paraná no rumo certo de um futuro mais feliz para todos os seus cidadãos", diz. Richa falou sobre a importância da produção agrícola do estado para o Brasil, já que, além de fornecer alimentos para a população, é responsável por impulsionar parte da economia brasileira. Ele também destacou que é preciso aprimorar a gestão de saúde, oferecer serviços públicos de qualidade, estabelecer um novo ritmo para as obras públicas e valorizar o trabalho dos professores e dos profissionais de educação.
Novo governo
Richa enfatizou, em seu discurso, que vai governar com ética, respeito e transparência, sem privilégios e medidas que não estejam comprometidas com o benefício da sociedade. "Não tenho compromisso com erro de ninguém, não hesitarei em punir desvios de conduta ou de apurar com extremo rigor qualquer indicio de irregularidade ou corrupção", afirma. Ele diz que traz um jeito contemporâneo de governar. "É um novo jeito de governar, onde ser contemporâneo significa ser intransigente na defesa da ética, transparência e moralidade", diz.
O novo governador também afirmou que conta com o apoio, experiência e companheirismo do vice-governador Flávio Arns, dos secretários e dos servidores públicos do estado para compartilhar a tarefa de bem administrar o Paraná. Richa também ressaltou o apoio da família mãe, mulher, filhos e irmãos como fundamental para a sua formação como ser humano. Sobre seu pai, o ex-governador José Richa, Beto disse que vai honrar o sobrenome do pai e que é nele que busca um exemplo de retidão de caráter.
Ele ainda convocou a participação da população paranaense. "Convoco cada cidadão para dar sua contribuição para o futuro do Paraná. Juntos somos muito mais fortes", diz. Richa também falou à imprensa. "Quero contar com a vigilância da imprensa livre, para que possamos errar o menos possível, mas que se isso ocorrer, tenham todos a certeza de que não foi por má-fé", diz.
Richa ainda se dirigiu aos eleitores, a quem deposita sua eterna gratidão. Aos que votaram em outros candidatos, Richa ofereceu seu respeito. "A democracia se forja na diferença de opiniões e se fortalece nos respeito", afirma.
Primeiro discurso ao povo do Paraná
Depois de deixar o plenário da Assembleia, Richa se dirigiu ao Palácio das Araucárias, onde ocorreu a cerimônia de transmissão do cargo. Nesse momento, o novo governador falou pela primeira vez ao povo paranaense. Richa começou sua fala dizendo que iria quebrar o protocolo e não nominaria todas as autoridades. "Não vou nominar porque considero, nesse momento, cada um de vocês autoridades. Se não fosse a presença de vocês ao meu lado esse momento não estaria acontecendo, pelo menos comigo", diz.
Em seu novo discurso, Richa reforçou novamente alguns pontos que já havia falado na Assembleia e agradeceu a confiança dos paranaenses que apostaram em seu projeto de governo. Ele falou sobre a realidade que encontrou pelo estado durante suas viagens. "Eu vi um Paraná potencialmente rico e vi nossa gente pobre de oportunidades. O Paraná precisa de cuidados urgentes", diz.
Confira fotos da cerimônia de posse do governador Beto Richa:
- Paranaenses recepcionam o governador Beto Richa
- Antes do início da cerimônia, Richa anuncia novo secretário
- Beto Richa toma posse como governador do Paraná
- Beto Richa assume neste sábado o governo do Paraná
- Polícia Militar vai intensificar segurança no Centro Cívico
- Beto Richa reassume compromissos de campanha um dia antes da posse
Deixe sua opinião