Depois de receber o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta quinta-feira (28) que o provável governo Michel Temer “não pode ter a cara de um único partido”.
“Não será o governo do PSDB. A meu ver não deve ser o governo de nenhum partido. Não pode ter a cara de um único partido”, disse FHC.
De acordo com o ex-presidente, Temer comandará um governo de “emergência nacional. “Quem é que vai se negar a ajudar o Brasil em uma emergência?”, questionou o tucano.
FHC voltou a defender o que disse à Folha de S.Paulo: “O PSDB e seus quadros não devem se negar a participar do governo. Tem que ver para fazer o que”.
FHC disse ainda lamentar que a presidente Dilma Rousseff não tenha “chamado e convocado o país para que unidos sairmos da crise”.
Ao lado do ex-presidente, o senador Aécio Neves disse que o PSDB não colocará como imposição a Michel Temer o fim da reeleição, mas admitiu que o compromisso do peemedebista de que não disputará a eleição para a Presidência em 2018 “estimula que várias outras forças políticas se somem a ele”.
“Ele [Temer] mesmo tem dito que seu governo é de transição e não tem como objetivo um novo mandato”, afirmou Aécio.
O senador mineiro discutiu com FHC a redação final de um conjunto de sugestões “emergenciais” para o país que o PSDB apresentará no próximo dia 3, depois da reunião a Executiva Nacional, em que o partido deve fechar questão sobre a participação no eventual governo Temer.
Embora considerasse que o partido deveria limitar o apoio no Congresso, Aécio passou a admitir o ingresso formal do PSDB na gestão peemedebista, afirmando que não criará dificuldades se o vice buscar quadros tucanos.
“Conosco o vice-presidente não precisa se preocupar em termos de cargos e fique à vontade para buscar os melhores nomes no país. Dentro e fora dos partidos políticos”, disse Aécio.
O senador afirmou ainda que o PSDB não vai “estimular a lógica que não deu certo desse presidencialismo de coalizão que virou de cooptação”.
“O Brasil precisa contar conosco independentemente de cargos”, disse.
Moraes impede viagem de Bolsonaro aos EUA para participar da posse de Trump
Mudança no monitoramento de conteúdo do Facebook põe em xeque parceria com o TSE
Após derrota do governo com o Pix, grupo vai acionar Nikolas Ferreira na Justiça; assista
Governo publica MP que proíbe taxar Pix e o equipara ao pagamento em espécie
Deixe sua opinião