O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta quinta-feira (1.º) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “se perdeu pelas delícias do poder”. A declaração foi feita em entrevista ao jornal do SBT, veiculada nesta noite, quando foi pedido ao tucano que falasse o que pensa do sucessor. “Lula se deixou perder encantado pelas delícias do poder e pela cultura política tradicional. Ele acabou aceitando como normal o que ele sempre criticava”, afirmou Fernando Henrique.
Em outro momento da entrevista, o tucano disse que conhece Lula desde os tempos em que ele morava em “casa de pobre” e que o petista “perdeu a autenticidade”. “Eu conheço o Lula de priscas eras. Eu já votei nele e ele em mim. Faz muito tempo isso. Mas acho que o Lula se perdeu no caminho, para ser sincero. Se perdeu porque aquela autenticidade que ele tinha se perdeu. Hoje ele é um político tradicional. Acha que a manutenção do poder é mais importante do que tudo. Ele tem tendência a fazer sempre acordos. Uma das questões que mais me choca na trajetória do presidente Lula, eu o conheço do tempo que ele era líder de sindicato, de ir à casa dele lá de pobre em São Bernardo, é que ele foi absorvido pela cultura tradicional da política brasileira. Para ele, o toma lá dá cá não é exceção, mas regra. Isso eu acho perigoso”, reforçou.
Pelo impeachment de Dilma, oposição ‘esquece’ denúncias contra Cunha
Leia a matéria completaO ex-presidente foi perguntado se ele também não havia recorrido à troca de ministérios e cargos com outros partidos para ter governabilidade. O tucano admitiu que sim, mas disse que menos que o PT. “Houve, mas limitado.Sem comparação [com governo do PT]”.
Fernando Henrique repetiu que agora não é o momento para uma conversa privada entre os dois ex-presidentes. “Não é o momento de conversa por debaixo dos panos porque vão pensar logo que estamos tentando descobrir como é que mela o jogo da Lava Jato”, disse.
Em relação à presidente Dilma Rousseff, FH comentou que tem faltado sabedoria a ela para governar. “Pessoalmente, não tenho queixa. Mas ela não tem governado com a sabedoria necessária”, afirmou. O tucano voltou a criticar a postura do PSDB em votações como o fim do fator previdenciário, criado na gestão de FHC. “O PSDB visa agora a política e o poder”, fechou.
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta
Deixe sua opinião