Governadores da base que começaram a chegar a Brasília para um jantar hoje à noite com a presidente Dilma Rousseff foram pegos de surpresa com a notícia de que a proposta de recriação da CPMF não prevê o compartilhamento da receita com estados e municípios, como era a ideia original. Os ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento) anunciaram que o governo quer o retorno do tributo com alíquota de 0,2% — a previsão é de receita de R$ 32 bilhões para os cofres do governo. A proposta é que o imposto seja destinado exclusivamente para abastecer a Previdência Social. O argumento para não dividir esse bolo com estados e municípios é que a União que responde pela Previdência.
- Renan diz que medidas anunciadas pelo governo serão melhoradas no Congresso
- Cunha critica cortes do governo e diz ser ‘pouco provável’ aprovar CPMF
- Petista diz que reação a medidas no PT e movimentos sociais será ‘muito maior’
- Para economizar R$ 26 bi, governo federal propõe volta da CPMF e suspensão de concursos públicos
O jantar no Palácio da Alvorada é justamente para a presidente Dilma Rousseff pedir o apoio dos governadores para aprovação das medidas no Congresso, principalmente a CPMF. O argumento utilizado pelo governo para o não compartilhamento com estados e municípios, porém, não foi aceito pelo governador do Rio de Janeiro, Luis Fernando Pezão (PMDB). Ele avisou que, no jantar, vai pressionar a presidente e os ministros a mudarem a proposta para incluir estados e municípios.
“Eu acho que precisa haver, sim, esse compartilhamento com estados e municípios. Vou defender que a proposta seja alterada. Os estados também tem um déficit de Previdência. Aliás, o grande gargalo do meu governo é a Previdência”, reclamou Pezão.
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), também mostrou surpresa com a proposta que exclui estados e municípios. Ele afirmou que iria buscar mais informações para discutir o assunto com a presidente Dilma e os ministros econômicos hoje durante o jantar.
Investigação da PF sobre Pix pode virar “caça às bruxas” na oposição se houver adesão do STF
Moraes impede viagem de Bolsonaro aos EUA para participar da posse de Trump
Crise do Pix: governo Lula sofre derrota de goleada e oposição comemora
Mudança no monitoramento de conteúdo do Facebook põe em xeque parceria com o TSE
Deixe sua opinião