Durante toda a campanha eleitoral e mesmo depois de vencer a disputa pela prefeitura de Curitiba, Rafael Greca (PMN) prometeu compor um secretariado municipal de perfil técnico. Segundo o prefeito eleito, até as indicações de partidos deveriam respeitar esse critério do conhecimento a respeito da área de atuação.
“Saem as escolhas políticas e entram as escolhas técnicas. Mesmo os indicados pelos partidos aliados eu exigi que fossem pessoas de carreira e técnicas”, disse.
Caixa Zero: secretariado mostra tamanho da influência de Richa na gestão Greca
Leia o post completoA determinação do prefeito em manter o que havia sido prometido começou a ser questionada depois que ele anunciou que a secretaria de Esportes, Lazer e Juventude será ocupada por Marcello Richa (PSDB), filho do governador Beto Richa (PSDB), que foi o principal apoiador da candidatura de Greca.
Apesar dos questionamentos, o prefeito eleito mantém o discurso e afirma que a trajetória técnica de Marcello Richa o qualifica para o cargo.
“A nomeação se deve à trajetória técnica de exitoso secretário de Esportes que fez o programa Comunidade Escola com grande sucesso, muito apreciado pela população”, afirma.
Greca disse que Marcello Richa foi indicado pelo PSDB para o cargo em decorrência da competência técnica demonstrada durante a gestão de Luciano Ducci (PSB), quando ele comandou a Secretaria de Esportes.
“A relação política é a parte do convívio na cidade. A senhora [em referência à repórter que o questionou] deve saber grego, “pólis” quer dizer cidade. Tudo o que pertence à cidade é político”, argumentou.
Currículo
Ex-presidente da Juventude Nacional do PSDB e atual presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná – órgão de formação política dos tucanos – Marcello Richa comandou a secretaria de esportes entre 2010 e 2012, durante a gestão de Luciano Ducci, que era vice de Beto Richa e chegou a prefeitura quando o atual governador deixou o Executivo municipal para disputar o comando do estado.
À frente da pasta, Richa, o filho, atuou no Comunidade Escola, conforme citado por Greca. A criação e coordenação do programa, entretanto, são creditadas à Secretaria de Educação; à Secretaria de Esportes cabia a organização de atividades esportivas e de lazer nas escolas municipais aos finais de semana.
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta
Deixe sua opinião