O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) anunciou nesta segunda-feira (7) pelo Twitter sua desistência da candidatura ao governo de Minas Gerais. Pimentel diz que será candidato ao Senado e que Hélio Costa (PMDB-MG) disputará o governo de Minas em uma aliança entre os dois partidos. O anúncio oficial será feito em Brasília ainda nesta tarde em uma reunião da cúpula dos dois partidos.
O ex-prefeito de Belo Horizonte e o ex-ministro das Comunicações disputavam a indicação da aliança para concorrer ao governo do estado. Pimentel agradeceu o apoio e antecipou a decisão. "Amigos, agradeço a todos q me apoiaram na pré-campanha. Vamos anunciar a chapa Helio governador, Pimentel senador. E Dilma presidente!", postou no serviço de microblog.
Ainda no Twitter, ele justificou a desistência como uma forma de ajudar a aliança nacional. "Prevalece o acordo nacional PMDB-PT. Agora é unidade na campanha e energia pra ganhar em Minas e no Brasil. Vamos em frente!."
Antes, também pelo Twitter, o ex-ministro das Comunicações já dava a entender que ele tefia vencico a disputa interna pela indicação. "Reunião de Temer e Zé Dutra com Dilma discutiu aliança PT/PMDB em vários estados, especialmente MG. Caminho da aliança é também o da vitória", postou Costa.
Em seu posto anterior e sem citar quem foi o indicado para concorrer à sucessão de Aécio Neves (PSDB) , Hélio Costa dizia que o resultado do acordo seria anunciado no gabinete do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), indicado para ser o vice de Dilma Rousseff (PT). "Reunião com pres Zé Dutra/PT um sucesso.Chapa base aliada MG será anunciada às 17h na sala do pres do PMDB, Temer, na Câmara.Viva a Aliança."
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva era o principal defensor de um palanque único em Minas e por isso já havia declarado que esperava por um acordo entre o PT e o PMDB no estado. Pimentel, no entanto, insistia na candidatura. "Eu continuo trabalhando com a ideia de que a melhor chapa é formada por nós, do PT, para governador e pelo PMDB para o Senado, mas isso, é lógico, depende de um entendimento da base", chegou a declarar o ex-prefeito de Belo Horiozonte, no dia 3 de maio.
Pimentel chegou a disputar prévias internas no PT contra o ex-ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) para ver quem seria o indicado do partido para concorrer ao governo. Pimentel obteve 16.340 votos, 52% dos quase 31,4 mil filiados do PT em Minas. Patrus Ananias obteve 15.093 votos (48% do total).
Investigação da PF sobre Pix pode virar “caça às bruxas” na oposição se houver adesão do STF
Moraes impede viagem de Bolsonaro aos EUA para participar da posse de Trump
Crise do Pix: governo Lula sofre derrota de goleada e oposição comemora
Mudança no monitoramento de conteúdo do Facebook põe em xeque parceria com o TSE
Deixe sua opinião