No mundo jurídico paranaense, a semana foi marcada por manifestos em apoio à atuação do juiz Sérgio Moro e à Operação Lava Jato. Num documento intitulado Em Defesa da República, publicado em 23 de março, 26 professores universitários de instituições privadas e profissionais do Direito defendem a continuidade da força-tarefa e denunciam os abusos “altos agentes políticos” com intenções totalitárias.
Leia a íntegra dos manifestos:
Em Defesa da República
Em Defesa da democracia, da verdade e do respeito às instituições
De alunos e ex-alunos de Direito da UFPR
O manifesto dos juristas qualifica a nomeação de investigados para cargos com foro privilegiado como um atentado “contra o funcionamento da Justiça e a convivência harmônica entre os poderes”. Em outro ponto, numa referência à fala da presidente, na qual sugere indiretamente que Moro deveria ser preso por divulgar a conversa entre ela e Lula, o grupo de juristas relaciona a declaração com atos típicos da ditadura e questiona “quem seriam os próximos” a sofrer perseguição por cumprir o seu dever.
O grupo afirma ainda tratar-se de um “dever cívico” fazer coro à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que manifestou apoio ao impeachment da presidente no dia 18 de março.
UFPR
Professores de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também tornaram público seu posicionamento por meio de um manifesto. O documento intitulado “Manifesto em defesa da democracia, da verdade e do respeito às instituições” é assinado por 36 docentes e foi publicado na terça-feira (22). No texto, sem mencionar de forma direta a presidente Dilma, os juristas afirmam que não se pode confundir a defesa da democracia com a defesa do atual governo federal e que o respeito à escolha democrática pelo voto não confere imunidade absoluta ao eleito.
Os juristas também reafirmam a legalidade do impeachment, a importância de se fomentar o respeito às instituições, em especial ao Poder Judiciário, e que é preciso garantir as prerrogativas de advogados, membros do Ministério Público e magistrados.
Reação
O manifesto dos docentes foi publicado no mesmo dia em que um evento contrário ao impeachment e crítico ao juiz Moro foi promovido nas dependências do Prédio Histórico da UFPR. Chamado de Ato em Defesa da Democracia, o evento também reuniu juristas, além de representantes de movimentos sociais, sindicalistas e estudantes.
No dia 25 de março, foi a vez de um grupo formado por 280 alunos e ex-alunos do curso de Direito reagir à “injusta campanha difamatória” contra Moro. O texto publicado na internet faz referência ao evento pró-governo ocorrido no dia 22 e afirma que o encontro “não representa a totalidade da comunidade acadêmica da Faculdade de Direito”.
O grupo repudia o que considera manipulação ideológica da linguagem, lamentando, inclusive a performance dos manifestantes pró-governo que entoaram gritos de ordem como “Moro, fascista, tucano e golpista”, na escadaria da Faculdade, durante a reunião do dia 22.
Leia a íntegra dos manifestos:
Em Defesa da República
Manifesto de professores e profissionais do Direito contra o abuso de poder e a impunidade, em favor da continuidade da Operação Lava Jato.
Na última semana, vieram a público fatos da mais alta gravidade, revelando preocupantes desvios de conduta e abusos no âmbito dos Poderes da República.
Ainda que se possa discutir a ocorrência de ilegalidades na atuação das instituições de controle (mormente quanto a interceptações telefônicas e sua divulgação), eventuais questionamentos colocam-se dentro de um âmbito válido de discordância interpretativa. Há, neste sentido, razoáveis argumentos “pró e contra”; o que comprova, por si e a despeito de paixões político-partidárias, a inexistência de qualquer anormalidade institucional. Não bastasse, observa-se que as decisões pertinentes foram devidamente fundamentadas, encontrando-se passíveis de controle e revisão por instâncias superiores.
Em uma República, sigilos são justificáveis apenas na medida do não comprometimento de investigações ou do resguardo de intimidades; do contrário, a publicidade se impõe como regra. Tratando-se de matéria fundamental aos destinos do país, pautada por investigados que em conchavos privados tomam a coisa pública como se sua fosse,ambas as razões de bloqueio acabam por ceder. O povo merece saber. O povo tem o direito de saber.
A malversação de recursos públicos há muito sangra o Brasil e sua utilização no custeio de campanhas eleitorais macula a própria Democracia. A nomeação de investigados para cargos com foro privilegiado atenta contra o funcionamento da Justiça e a convivência harmônica entre os Poderes.
Se há Estado de exceção e/ou ameaça à Democracia, estes residem na conduta destes altos agentes políticos; não na atuação independente do Poder Judiciário e do Ministério Público.Desnudam-se intenções totalitárias quando a própria presidente apela à Lei de Segurança Nacional, tal qual promulgada pela ditadura, para sugerir a prisão de um juiz. Cabe indagar quem seriam os próximos.
Dada a gravidade dos fatos, é nossa obrigação, como professores e profissionais do Direito, posicionarmo-nos contra tais desmandos. É nosso dever cívico fazer coro à Ordem dos Advogados do Brasil, que de forma corajosae decisiva manifestou apoio ao impeachment. É o momento de construirmos, juntos, o resgate dos princípios éticos e republicanos.Somente assim poderemos almejar uma sociedade verdadeiramente livre, justa e solidária.
Curitiba, 23 de março de 2016.
Assinam (em ordem alfabética):
Ana Paula Pavelski (advogada e professora – UNICURITIBA). Anna Christina Gonçalves de Poli (advogada e professora UNICURITIBA). Amanda PaulinIhlenfeld (advogada e professora – UNICURITIBA). Alexandre Euclides Rocha (advogado). Arnaldo Bastos Santos Neto (professor – UFG). Bernardo Duarte (advogado). Felipe Magalhães Bambirra (professor - UFG). Fernanda Busanello Ferreira (professora - UFG). Gustavo Eidt (advogado e professor – UP). Karin Cristina BórioMancia (advogada e professora – UNICURITIBA). Leonel Betti Jr. (advogado e professor – UNICURITIBA). Luciano Benetti Timm (advogado e professor – UNISINOS). Luiz Alfredo Boareto (advogado). Luiz Felipe Russo Schmidt (advogado). Luiz Roberto Ahrens (advogado e professor; ex-presidente da Comissão de Direito Empresarial OAB/PR). Marcelo Piazzetta Antunes (advogado e professor – UNICURITIBA). Madian Luana Bortolozzi Betti (advogada e professora – UNICURITIBA). Marcos JulioOlivé Malhadas Junior (advogado e professor - PUCPR e UP). Maria Valéria Russo Schmidt (advogada). Modesto Carvalhosa (advogado e professor – USP).Pedro Augusto Cruz Porto (advogado e professor – UTP).Nelson Souza Neto (advogado e professor - UNICURITIBA).Rodrigo Santos Masset Lacombe (advogado e professor – UFG).Sandro Mansur Gibran (advogado e professor –UNICURITIBA).Sidney Stahl (advogado e professor – PUCSP).Wilson J. Spinelli Andersen Ballão (advogado e professor).
************************************************************************************
Manifesto em defesa da democracia, da verdade e do respeito às instituições
Nós, Professores da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná abaixo assinados, manifestamos:
a) que não se pode confundir a defesa da Democracia, do Estado de Direito, dos Direitos Humanos, da Justiça, e de tantas outras regras, princípios e valores, com a defesa do atual governo federal. A oposição ao que ocorre no Poder Executivo Federal é algo próprio à democracia;
b) o total respeito às instituições democráticas e à Constituição Federal, inclusive acerca da legalidade do processo por “crime de responsabilidade” (impeachment), previsto no artigo 85 da Constituição Federal;
c) que o respeito à escolha democrática pelo voto não confere a qualquer eleito uma imunidade ante a prática de determinados ilícitos;
d) que é preciso fomentar o respeito às instituições e, em especial, ao Poder Judiciário;
e) que se deve garantir a plena liberdade de expressão dos meios de comunicação e das instituições da sociedade civil, inclusive da OAB-Seccional Paraná, que pelo voto majoritário decidiu se manifestar favoravelmente à abertura do processo de impeachment;
f) que é preciso garantir as prerrogativas de todos os profissionais do direito envolvidos: advogados, membros do Ministério Público e magistrados;
g) que a persecução penal contra os atos de corrupção deve atingir todos os envolvidos com o idêntico rigor, independentemente de partido político;
h) que as divergências políticas devem ser respeitadas. Atos de violência, por qualquer meio, merecem repúdio.
Curitiba, 22.03.2016
Alexandre Ditzel Faraco, Alfredo de Assis Gonçalves Neto, Angela Cássia Costaldello, Betina Treiger Grupenmacher, Carlos Eduardo Manfredini Hapner, Carlos Joaquim de Oliveira Franco, Carlos Roberto Bacila, Clayton Maranhão, Clèmerson Merlin Clève, Edson Isfer, Edson Ribas Malachini, Eduardo Talamini, Elton Venturi, Eroultlhs Cortiano Jr, Estefânia Maria de Queiroz Barboza, Gilda Maria Bergamini Muniz, Guilherme Lucchesi, João Gualberto Garcez Ramos, Joaquim Munhoz de Mello, Luiz Fernando Coelho, Luiz Guilherme Marinoni, Marcia Carla Pereira Ribeiro, Maria Cândida do Amaral Kroetz, Paulo Roberto Ribeiro Nalin, Pedro Henrique Xavier, Regina Maria Macedo Nery Ferrari, René Ariel Dotti, Rodrigo Kanayama, Rodrigo Xavier Leonardo, Romeu Felipe Bacellar Filho, Rosalice Fidalgo Pinheiro, Sandro Kozikoski, Sansão José Loureiro, Sergio Cruz Arenhart, Vicente de Paula Ataíde Jr., William Pugliese.
************************************************************************************
Manifesto dos Alunos e Ex-Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná
Nós, alunos e ex-alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, por ocasião da recente e injusta campanha difamatória tendo como alvo a pessoa do Professor Doutor e Juiz Federal Sérgio Fernando Moro, sentimo-nos na obrigação de fazer os seguintes esclarecimentos:
1) A ilustre presença do Professor Doutor Sérgio Fernando Moro no corpo docente da nossa faculdade é motivo de orgulho e sua pessoa nos é fonte de inspiração, dada sua competência, simplicidade, compromisso inquestionável com seus alunos, retidão de caráter e, acima de tudo, respeito às opiniões divergentes em sala de aula.
2) Afirmamos que o evento ocorrido nas dependências do Prédio Histórico da UFPR, em 22 de março de 2016, não representa a totalidade da comunidade acadêmica da Faculdade de Direito.
3) Repudiamos a manipulação ideológica e/ou partidária da linguagem a que tem recorrido determinados grupos, na tentativa de desqualificar aqueles cujos atos ou opiniões não estão em sintonia com suas ideias e interesses. Termos pejorativos tais como “golpe” e “fascista” devem ser empregados com precisão e responsabilidade, não como coringas imputáveis a qualquer pessoa que nos desagrade. Da mesma forma, os conceitos de democracia e de Estado de Direito não devem ser distorcidos por conta de interesses igualmente partidários.
4) Lamentamos profundamente algumas das manifestações proferidas no evento de terça-feira. Em especial, referimo-nos aos gritos de ordem “Moro, fascista, tucano e golpista”, repetidamente entoados por manifestantes na escadaria da Faculdade.
5) Apoiamos na íntegra o “Manifesto em Defesa da Democracia, da Verdade e do Respeito às Instituições”, subscrito por diversos docentes da Faculdade de Direito da UFPR.
6) Afirmamos nossa mais completa confiança na lisura da conduta do Juiz Sérgio Moro e do Ministério Público Federal e apoiamos o prosseguimento das investigações até a sua conclusão.
7) Reiteramos nosso compromisso com as normas constitucionais em sua inteireza, inclusive com o processo constitucional do impeachment.
Curitiba, 25 de março de 2016.
ADROALDO AGNER ROSA NETO
ALEXANDRE CORREA RODRIGUES
ALICIA MARCY DE CARVALHO BELLEGARD
ALLAN MICHEL FRARE
ÁLVARO MARTINS ROTUNNO
AMÁLIA PASETTO BAKI
AMANDA DE LIMA SZLICHTA
AMANDA DE OLIVEIRA
AMIN ABIL RUSS NETO
AMYR ASSAF DE MACEDO
ANA CAROLINA TERRERI CHIQUETTO
ANA JULIA GREIN MONIZ DE ARAGÃO
ANA MARIA HIGUTI BECKER
ANA PAULA LUCIANI DE CARVALHO
ANDERSON DA SILVA
ANDRÉ AMBRÓZIO DIAS
ANDRÉ LUÍS D’ALCÂNTARA SCHIMITT
ANDRÉ LUÍS DE SOUZA ANDRETTA
ANDRÉ LUIZ ARNT RAMOS
ANDRÉ LUIZ DOS SANTOS NETO
ANDRÉ RIGÃO GOMES
ANDREA CRISTINA PRADO
ANDREA CRISTINA SILVA PRADO
ANDREA MARGARETHE ROGOSKI ANDRADE
ANDREZA LIMA DE OLIVEIRA SERPA
ANELYSE REIS DE MELO
ANNA LUISA HERINGER DITTMAR
ANNE CAROLINE MARCIQUEVIK ALVES
ANNE DIAS
ANTÔNIO CLÁUDIO ANDRADE NAREL
ANTONIO EDUARDO REICHMANN SEIXAS
ANTONIO LUIZ COSTA GOUVEA
ARIADNE MATTÉ DOS SANTOS
AULUS LUIZ SANTOS DE SALLES GRAÇA
BEATRIZ GUALBERTO VERONEZZE BARROSO
BERNARDO REGIS BORGES
BIANCA MACHADO EUCLYDES
BRENNO OLIVAS
BRUNA CAMPOS RIBAS DE SOUZA
BRUNA GOETTEN
BRUNA GREGGIO
BRUNO CANI REINERT
BRUNO GUIMARAES BIANCHI
BRUNO POLONIO RENZETTI
BRUNO PRADO CAETANO ROCHA
CAIO QUINCOZES
CAMILA BEATRIZ SIMM
CAMILA TERASOTO
CAMILA TOLEDO SCOPARO
CARINA TOLEDO SCOPARO
CARLOS ALBERTO VAGETTI SILVA
CARLOS EDUARDO AMARAL
CARLOS HUMBERTO DE SOUZA FILHO
CARMEM LETÍCIA DA MAIA PEREIRA
CAROLINA FERREIRA SOARES
CAROLINA GUZZO HERGET
CAROLINA KUMMER TREVISAN
CAROLINA SACHET AIMI
CAROLINA ULAF WEBBER
CAROLINE CANEI
CAROLINE CAVASSIN KLAMAS
CASSIA CAMILA CIRINO DOS SANTOS
CASSIANO GOMES ZIMMERMANN
CÉSAR BRITO DA SILVA
CESAR WEIS
CINDY ETYENE KIMAK FLEISCHER
CHRISTINE DA ROCHA POMBO
CLÁUDIA POLLI RODRIGUES DA CRUZ
CLEDISON KIRSHNER ROSA
CLÓVIS ALBERTO BERTOLINI DE PINHO
CRISTIANO RAFAEL TÚLIO
CRISTOVÃO SOARES CAVALCANTE NETO
DANIEL BOZZA DE OLIVEIRA MELLO
DANIEL DRIESSEN JUNIOR
DANIEL LEIB ZUGMAN
DANIEL SOARES DE ANDRADE
DAVI GONÇALVES SCOPEL
DAYANA DE CARVALHO UHDRE
DEBORA LANGE
DIEGO FRANZONI
DIEGO GONÇALVES ZULATO
DIOGO ZELAK AGOTTANI
DOUGLAS APARECIDO MAGALHÃES JUNIOR
DURVAL GOMES VIANA
EDSON FRANCISCO ROCHA NETO
EDUARDA FRANCINE PEREIRA DE SANTANA
EDUARDO BRANDÃO NAVARRO
EDUARDO DA SILVA MATTOS
EDUARDO JOSÉ NICOLAU FELIZ
EDUARDO LEARDINI PETTER
ELISA CAMARGO PADILHA
ERICK VIZOLLI
FABIANE TESSARI LIMA DA SILVA
FÁBIO DE PAULA YAMASAKI
FÁBIO FARIAS DE MATTOS LIMA
FELIPE ANDRADE ADAMCZYK
FELIPE AUGUSTO DE ARAÚJO PEREIRA
FELIPE TEIXEIRA ANDRADE
FERNADO STIVAL
FERNANDA ARANHA HAPNER
FERNANDA COELHO
FERNANDA DAVIDOFF
FERNANDA GONSALVES
FERNANDA KRÜGER PEREIRA SABINO
FERNANDA VELOZO DOMINGOS PINTO
FERNANDO ALMEIDA STRUECKER
FERNANDO OTAVIANO MELO JARDIM
FERNANDO REGO BARROS FILHO
FERNANDO RODRIGO SALVATIERRA JANISCH
FRANCIELLY DE ARAÚJO RIBAS
FRANCIANE PICELLI
FREDERICO AUGUSTO GOMES
GABRIEL CORDEIRO DE SALES
GABRIEL MACHADO LOBO
GABRIELA ANDRADE GÓES
GABRIELA ROSA RACHE
GABRIELA WOLLERTT TESSEROLLI
GEORGE MURILLO DE SALVADOR
GIOVANA LIKA SHIN-IKE WATANABE
GISELE BOLONHEZ KUCEK
GUILHERME AUGUSTO BITTENCOURT CORRÊA
GUILHERME AUGUSTO DE OLIVEIRA MONTENEGRO
GUILHERME AUGUSTO VEZARO EIRAS
GUILHERME BONATO CAMPOS CARAMES
GUILHERME BROTO FOLLADOR
GUILHERME CONSUL CHARLES
GUILHERME FRANCO STOCCO
GUILHERME HENRIQUE MALTAURO MOLINA CAMPOS
GUILHERME LAGES GUERRA
GUILHERME MARCIAL LEDRA RIBEIRO
GUSTAVO DE CASTRO CAMPOS
GUSTAVO DE REVORÊDO PUGSLEY
GUSTAVO OSNA
HELOISA FÜHR BONAMIGO
HELOISA MARIA STIPP CORREIA
HENRIQUE SBRISSIA
HENRIQUE VALE
HOMERO FIGUEIREDO LIMA E MARCHESE
HUGO CREMONEZ SIRENA
ISADORA SCHUMACHER SCHLINDWEIN
ISADORA RODRIGUES SANTINHO
ISRAEL CENILO GUIBOR
IVO DE PAULA MEDAGLIA
JEANCARLO DE OLIVEIRA COLETTI
JESSICA DE OLIVEIRA SERIAL
JESSICA BOZ GONZALEZ
JÉSSICA RUBIALE BATISTA
JOÃO GABRIEL GRANZOTTO LEGER
JOÃO GUILHERME DUDA
JOÃO RICARDO BORTOLI DE CAMARGO
JOÃO RODRIGO DE MORAIS STINGHEN
JOÃO VICTOR RUIZ MARTINS
JOAQUIM KNOOR
JONAS ALBERTI
JONATHAN CASSOU DOS SANTOS
JULIANA SCACIOTA SIMÕES DA SILVA
JULIANO FIGUEIREDO DE MATTOS
JULIANO MARTINS ECCO
KAINAN IWASAKI
KAYAN ACASSIO DA SILVA
KLAUS ALMEIDA STRUECKER
LANA DRAPIER ALBUQUERQUE
LEANDRO BAUER
LEANDRO GONÇALVES MARQUES
LEANDRO JOSÉ RUTANO
LEONARDO NICHEL
LEONARDO CATTO MENIN
LETÍCIA DE MELLO LABEGALINI
LETICIA MARINHUK
LETÍCIA WEIBEL THOMÉ
LETTICIA CARINA NOVICKI
LORENA DE FÁTIMA SILVA
LUCAS ANTONIO DIAS CABRAL
LUCAS PAUPERIO HENCHE
LUCAS PEREIRA GABARDO GUIMARÃES
LUCAS URBANAVICIUS MARQUES
LUCAS ZAPATER BERTONI
LUCIANA GABARDO
LUCIANO METCHKO DUMA
LUIS GUSTAVO ANABUKI
LUÍS HENRIQUE ACCIERINI
LUISA DIAS KORN
LUIZ ALBERTO FONTANA FRANÇA
LUIZ DE WETTERLÉ BONOW
LUIZ EDUARDO GOMES DE OLIVEIRA
LUIZ GUSTAVO ROSÁ
MAIQUEL GUILHERME ZIMANN
MAÍSA GUIMARÃES POMBO
MARCELLA LIMA FERNANDES
MARCELLE RIGODANZO MOCHA
MARCELLO LORENZO OTTOBELLI AZEVEDO
MARCELO HENRIQUE RODRIGUES DE CAMPOS
MARCOS HENRIQUE DALLEDONNE
MARIA EDUARDA KORMANN
MARIA EUGÊNIA DO AMARAL KROETZ
MARIA FERNANDA PERALTA
MÁRIAM JOAQUIM
MARIANA ABRAM ROCHA DOS SANTOS
MARINA KIRSTEN FELIX
MARINE VANESSA UEDA GONCALVES
MATEOS KRUCHELSKI TSCHA
MATEUS CAMPOS FELIPE
MATEUS CONSUL CHARLES
MATHEUS GUGELMIN
MAYARA GASPAROTO TONIN
MAYARA ROTH ISFER
MAYZA FERRONATO
MIGUEL KALABAIDE
MIKE ALEXANDER FERREIRA
NATASCHA VERIDIANE SCHMITT
NATHALIA ALVES
NATHALY ANDRADE MOCO
NICOLAS MEIRELES NOGUEIRA
PAMELA ALICE KLOS
PATRÍCIA OLIVEIRA BOM
PAULA GABRIELLE TRACZ
PAULA PESSOA PEREIRA
PAULO ANDRÉ MALACHINI JOHNSSON
PAULO BERNARDO CUNHA PEREIRA DA VEIGA
PAULO HENRIQUE COSTA DE ABREU COELHO
PAULO KROEFF BAGGIO SILVA
PAULO VINICIUS LIEBL FERNANDES
PEDRO ARRUDA ALVIM WAMBIER
PEDRO AUGUSTO SCHELBAUER DE OLIVEIRA
PEDRO EDUARDO DE LIMA HILST
PEDRO HENRIQUE DE GÓIS
PEDRO HENRIQUE FERREIRA DYBAS
RAFAEL AUGUSTO PIRES MANGINI
RAFAEL MANTOVANI
RAFAEL MUELLER
RAFAEL SBRISSIA
RAFAEL SEGALIN ZANELLA
RAFAEL STREMEL
RAFAEL VANO CANELA
RAÍSA CHUCHENE BONATTO
RAÍSSA DORA DIETRICHKEIT ASSIS
RAMON SCHADECK RODRIGUES
RAPHAELLA GRASSI CARON
RAQUEL CRISTINE MAYER
RENATA ROSSI ASSMANN
RENATA RUBIO VILAR
RENATO SAMPAIO CAVALHEIRO
RICARDO AFONSO GUTIERREZ ALVES DE CAMARGO
RICARDO ALEXANDRE DA SILVA
RICARDO BUSANA GALVÃO BUENO
RICARDO DE PAULA FEIJÓ
RILTON GUIMARÃES
ROBERTA MUNHOZ REQUIÃO
ROBERTO DALA BARBA FILHO
RODRIGO BLEY SANTOS
RODRIGO MARCIAL LEDRA RIBEIRO
RODRIGO MARTINS DE OLIVEIRA SILVA PINTO
RODRIGO RAMINA DE LUCCA
ROGÉRIO LUIS SILVA ROSA
RUI PEREIRA ROCHA JÚNIOR
RUY FIGUEIREDO DE ALMEIDA BARROS
SANDRA SANTIAGO DECONTI
SILVIA DANIELE AKIKO ARAKI DA SILVA
SILVIA JARDIM DE MIRANDA
STÉPHANIE SCHARF
THAIS MEDEIROS SILVA
THIAGO LINGUANOTO SILVEIRA
THIAGO SILVEIRA
THIAGO SONEGHETT COTTA
THEÓPHILO AUGUSTO LOYOLA GUIMARÃES NETO
TOBIAS DE MACEDO
VANESSA DE MELLO BRITO ARNS
VICENTE PICCOLI MEDEIROS BRAGA
VICTOR PRADO FARIA
VICTOR ZAMPIERI
VICTOR HUGÔ DE ALMEIDA
VINICIUS MEDEIROS ASSEF
VITOR BEUX MARTINS
VIVIANE AFONSO ZANIN
WALDIR NAVARRO BEZERRA JÚNIOR
WASHINGTON PEREIRA SANTOS
WILLIAM TETSUO TEIXEIRA IWAKIRI
YASMIM RAYANI KUBASKI
YASMINE NEMER HAJAR
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta
Deixe sua opinião