Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
escândalo no ministério

Justiça paralisa obra do “edifício de Geddel” em Salvador

Polêmica sobre empreendimento causou saída do ministro da Cultura do governo Temer

Geddel Vieira Lima, ministro-chefe da Secretaria de Governo | Valter Campanato/Agência Brasil
Geddel Vieira Lima, ministro-chefe da Secretaria de Governo (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

A Justiça Federal determinou a paralisação das obras do Edifício La Vue, em Salvador, em decisão publicada nesta quarta-feira (23). No pedido de liminar, o Ministério Público Federal (MPF) argumentou que a construção fere o patrimônio histórico da capital baiana. O empreendimento ganhou relevância depois da demissão do ministro da Cultura, Marcelo Calero, que acusou o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, de ter atuado para garantir a aprovação da obra no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A juíza substituta da 19ª Vara Federal, Roberta Dias de Nascimento Gaudenzi, determinou a paralisação imediata da construção e da comercialização de novas unidades do La Vue. Se a liminar for descumprida, a construtora Cosbat Engenharia terá que pagar uma multa diária de R$ 10 mil. A Justiça ainda vai julgar o mérito do processo movido pelo MPF desde o ano passado, no qual a construtora é acusada de desrespeitar a proteção do conjunto arquitetônico do Outeiro e de Santo Antônio da Barra.

A juíza justificou sua decisão por meio do princípio da precaução. Segundo ela, se no julgamento do mérito for consumado o dano ao patrimônio histórico, dificilmente será possível a reparação, já que seria difícil e caro demolir um prédio de 100 metros de altura.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.