Acompanhado pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e pela primeira-dama, Marisa Letícia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou na manhã deste domingo (22) na eleição nacional do Partido dos Trabalhadores (PT).
Descontraídos, os três chegaram à sede do Diretório Nacional do partido, em Brasília, vestindo camisas vermelhas e votaram em uma urna especial instalada na capital brasileira para a votação de petistas de outros estados que trabalham em Brasília. Também votou na mesma urna o chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho.
"Quando não têm grandes disputas o dia é tranquilo", disse Lula em referência ao pleito deste domingo. "O PT está hoje melhor, muito mais planejado, mais preparado", completou.
Os candidatos à sucessão do presidente nacional do partido, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), são José Eduardo Dutra, de Sergipe, José Eduardo Cardozo (SP), Geraldo Magela (DF), Markus Sokol (SP), Iriny Lopes (ES) e Serge Goulart (SC).
Um milhão e 350 mil petistas estão aptos a votar nas eleições do PT. O pleito vai ocorrer em todo o país e será destinado à escolha dos novos dirigentes do partido para o período 2010-2012, entre os quais os presidentes nacional, regionais e municipais da legenda, além dos integrantes dos diretórios.
O cargo de presidente nacional terá uma importância adicional, pois o eleito terá como missão comandar o PT nas eleições presidenciais de 2010. A votação foi iniciada às 9h e está prevista para ocorrer até as 17h.
Eleição de Trump ajuda na alta do dólar, mas maior vilão foram gastos excessivos de Lula
Empresas que controlam prisões privadas esperam lucrar com deportações prometidas por Trump
Peter Thiel, o bilionário que emplacou o vice de Trump e deve influenciar o governo
Lula fecha os olhos ao drama das crianças ucranianas
Deixe sua opinião