O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou mensagem ao Senado nesta quinta-feira efetivando Wilson Roberto Trezza no cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Trezza vinha ocupando o cargo interinamente desde setembro do ano passado, quando substituiu Paulo Lacerda.
Ele exerce atividades na área há quase 30 anos, segundo o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, a quem o órgão está submetido. Foi vice-diretor da Escola de Inteligência e Secretário de Planejamento e Coordenação do órgão.
Lacerda foi afastado da Abin há um ano, quando toda a cúpula do órgão foi afastada depois da denúncia de que agentes participaram, sem autorização, da Operação Satiagraha da Policia Federal, que teve como alvo principal o banqueiro Daniel Dantas. Antes da Abin, Lacerda foi diretor-geral da Polícia Federal.
A situação de Lacerda ficou mais frágil após denúncia de que a Abin teria grampeado o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, ministros e políticos do governo e da oposição.
No entanto, o Gabinete de Segurança Institucional arquivou sindicância sobre as denúncias, concluindo que integrantes da agência não realizaram escutas telefônicas.
Lacerda é atualmente adido policial na embaixada do Brasil em Portugal.
Deixe sua opinião