O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estará em Curitiba nesta quinta-feira (17) para participar, no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), da cerimônia de posse do desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, primeiro cego do país a ser nomeado juiz.
De acordo com a secretaria de imprensa da presidência, Lula embarcará às 16 horas em um voo que sai da Base Aérea de Brasília e deve desembarcar no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense, por volta das 18 horas. A cerimônia de posse do desembargador está prevista para começar às 19 horas, em meio à comemoração dos 33 anos do TRT-PR.
Fonseca foi nomeado para o cargo de desembargador, em julho, pelo próprio presidente Lula, após indicação de procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT), onde trabalhou durante 18 anos. A posse representa um marco para o Judiciário brasileiro, porque rompe com o conceito de que cego não pode ser juiz. O próprio Fonseca foi barrado, em 1989, no exame médico de seleção para vaga de juiz no TRT de São Paulo.
Ele perdeu a visão aos 23 anos e, em entrevista concedida à Gazeta do Povo, contou que não chegou a aprender braile, por isso, na faculdade, dependia de gravações de trechos de livros feitas pelos amigos para se preparar para as provas. É da mesma forma que pretende trabalhar no TRT, com a ajuda de um de seus oito assessores no gabinete.
Trânsito
Por conta da visita do presidente, um esquema especial de segurança será montado em Curitiba. Entre as 18 e as 19 horas, equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar (PM), da Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) e do Exército Brasileiro, farão a escolta dos veículos da comitiva presidencial do Aeroporto Afonso Pena até o TRT-PR, que fica no Centro de Curitiba. Segundo o tenente Omar Bail, do BPTran, os cruzamentos das vias por onde a comitiva passará serão interrompidos momentaneamente.
"Não haverá bloqueios, haverá apenas a paralisações rápidas para a passagem dos veículos oficiais, que terão preferência", explica. De acordo com Bail, o percurso que será feito não pode ser divulgado, uma vez que o esquema de trânsito tem por objetivo garantir a segurança do presidente.
Após a solenidade no TRT-PR, o presidente segue até o Hotel Bourbon & Tower, também no Centro, onde passará a noite. Lula parte, na manhã de sexta-feira (18), para o Rio Grande do Sul, onde cumpre agenda oficial. A assessoria de imprensa dele informou, na manhã desta quinta-feira, que ainda não há confirmação de horário para a viagem para o estado gaúcho.
Deixe sua opinião