Almirante Tamandaré, município da região metropolitana de Curitiba, tem hoje uma população estimada de 96.739 habitantes, segundo números do IBGE, e conta com 11 vereadores na Câmara Municipal. Este número de cadeiras, no entanto, pode quase dobrar caso a proposta de emenda constitucional (PEC) seja aprovada no Senado. Pelo texto da PEC, a cidade se encaixa numa faixa populacional que admite comportar até 19 vereadores. Em contrapartida, o orçamento seria comprometido.
Mesmo se a proposta passar no Senado, há um consenso entre os parlamentares eleitos na cidade para a próxima legislatura que o número de cadeiras não vai ultrapassar 13. Os motivos foram explicados pelo vereador peemedebista Antônio Angelo Prosdócimo, que preside a Câmara. "O nosso orçamento não comportaria mais de 13 vereadores. É um absurdo. Se fossem 19, o salário dos parlamentares seriam reduzidos e o único assessor que cada vereador dispõe atualmente seria demitido". Até a estrutura física da Câmara teria de sofrer alterações, o que acarretaria ainda mais gasto público.
Com a aprovação da proposta, a cidade de Cambé seria o município do Paraná que abriria mais vagas. Com uma população estimada de 96.555, o número máximo de vereadores seria de 19. Hoje são 10 na Câmara Municipal de Cambé. Independente do resultado da votação no Senado, caberá a cada Câmara abrir ou não vagas. O que a PEC prevê é o número máximo de vereadores em cada município. (KK)
Deixe sua opinião