Metade dos deputados federais que votou a favor do projeto que amplia a terceirização no país é empresário, comerciante ou administrador de empresa. Dos 324 votos favoráveis à proposta, 160 (49,4%) vieram da chamada “bancada patronal”, que defende os interesses do empresariado.
A proporção é ainda maior entre os deputados paranaenses. Entre os 17 que ajudaram a aprovar a medida, 11 (64,7%) são empresários.
O levantamento feito pela Gazeta do Povo cruzou dados da votação na Câmara Federal com as profissões indicados pelos parlamentares desta legislatura e relacionadas pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) depois da eleição de 2014.
O relatório do Diap aponta que as profissões mais representativas na Câmara são justamente às ligadas ao setor produtivo, respondendo por 221 dos 513 deputados.
O texto principal aprovado pela Câmara Federal nesta quarta-feira (8) permite a contratação de terceirizados para “atividades-fim”, e não apenas para “atividades-meio”, como ocorre hoje. Além dos 324 votos favoráveis, 137 deputados votaram contra e dois se abstiveram.
A aprovação do projeto foi mais uma derrota do governo federal no Congresso. Tramitando há 11 anos, a matéria foi desenterrada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), e endossada pela maioria dos parlamentares, com representantes em quase todos os partidos. Apenas o PT e legendas de esquerda votaram majoritariamente contra a proposta.
O Executivo, o PT, as centrais sindicais e movimentos sociais consideram que a mudança precariza as condições de trabalho. Logo depois da aprovação, o Miguel Rosseto divulgou nota dizendo que o projeto “reduz os salários e os fundos de seguridade social”. “Não é bom para os trabalhadores. Não é bom para o país”, afirmou.
O relator do projeto, Arthur Maia (SD-BA), defende que a alteração nas regras irá dinamizar a economia do país e trazer segurança jurídica para o empresariado.
Deputados-empresários do PR favoráveis à terceirização:
Alfredo Kaefer - PSDB - Empresário
Dilceu Sperafico - PP - Empresário
Giacobo - PR - Empresário
Leopoldo Meyer - PSB - Empresário e Engenheiro Civil
Luiz Nishimori - PR - Comerciante
Osmar Bertoldi - DEM - Empresário
Osmar Serraglio - PMDB - Empresário e Advogado
Ricardo Barros - PP - Empresário e Engenheiro Civil
Valdir Rossoni - PSDB - Empresário
Sandro Alex - PPS - Empresário e Advogado
Sérgio Souza - PMDB - Empresário e Advogado
Eleição de Trump ajuda na alta do dólar, mas maior vilão foram gastos excessivos de Lula
Empresas que controlam prisões privadas esperam lucrar com deportações prometidas por Trump
Peter Thiel, o bilionário que emplacou o vice de Trump e deve influenciar o governo
Lula fecha os olhos ao drama das crianças ucranianas
Deixe sua opinião