Desde que assumiu o cargo, em janeiro, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, recebe do governo diárias em fins de semana sem compromissos oficiais no Rio de Janeiro, cidade onde tem imóvel próprio. Os dados podem ser obtidos a partir do cruzamento de informações do Portal da Transparência, que publica as despesas do governo federal, com a agenda oficial da ministra.
Ana tem o hábito de marcar compromissos oficiais fora de Brasília, sobretudo no Rio, às sextas e segundas-feiras. E recebe diárias não só pelos dias de trabalho fora da capital federal como pelos sábados e domingos não trabalhados.
Em 4 meses, Ana recebeu cerca de R$ 35,5 mil por 65 diárias, sendo que a agenda não registra compromisso oficial em, no mínimo, 16 desses dias. O custo em passagens aéreas foi de R$ 17,3 mil. A ministra ficou em Brasília em no máximo 4 dos 17 fins de semana desde a posse. A ministra admitiu à reportagem ter recebido diárias em fins de semana no Rio sem agenda oficial, mas alegou que receber esse dinheiro sai mais barato para os cofres públicos que fazer nova viagem de ida e volta para Brasília.
Com popularidade em queda, Lula busca solução mágica para baixar inflação da comida
TCU reconhece pedalada fiscal de Lula e deputados querem impeachment; assista ao Sem Rodeios
Atuação do STF em extradições destoa da política dura de Trump contra imigração ilegal
Trump assina decreto para reconhecer gênero como feminino e masculino
Deixe sua opinião