A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Paraná (OAB-PR), lançou o Comitê Cidadania e Voto Consciente nesta segunda-feira (4), em Curitiba. Vários segmentos da sociedade civil assinaram o manifesto que compõe o comitê. As intenções são orientar os eleitores sobre o voto e denunciar casos de corrupção eleitoral. As ações do comitê serão realizadas nos próximos 60 dias.
A primeira medida será a instalação de um núcleo do comitê na OAB em Curitiba. Durante essa semana os eleitores já poderão ser atendidos pessoalmente ou pelo telefone (41) 3253-9840 sobre assuntos relacionados a irregularidades das eleições de outubro. De acordo com a assessoria de imprensa da OAB, uma equipe de 66 advogados voluntários se revezará diariamente para analisar e encaminhar ao Ministério Público (MP) possíveis denúncias de casos de corrupção eleitoral.
Para o presidente da OAB-PR, Alberto de Paulo Machado, o comitê tem a dupla função de lutar pelo voto consciente e combater a corrupção eleitoral. "Votar é o ato cívico mais importante. O eleitor deve colher o máximo de informações sobre o seu candidato", disse Machado, por meio de nota.
De acordo com o procurador geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, o Ministério Público atuará de forma integrada com o comitê. "Denunciando os casos de compra de votos, estaremos contribuindo para acabar com esse vício que infelizmente ainda é a marca mais significativa do nosso processo eleitoral", afirmou ao site da OAB-PR.
“A era de ouro dos EUA começa agora”, diz Trump em discurso como novo presidente
Trump confirma declaração de emergência nacional na fronteira e envio de tropas
Biden concede indulto a membros da família minutos antes de deixar o poder
Direita brasileira aposta em Trump para superar impasse institucional no país
Deixe sua opinião