A oposição protocolou nesta quarta-feira (13) na Mesa Diretora do Senado um requerimento para que seja criada uma CPI para investigar a Petrobras e a Agência Nacional de Petróleo (ANP) no Senado. A proposta foi protocolada pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR) na presença dos presidentes dos três partidos de oposição, PSDB, DEM e PPS.
O requerimento conta com 32 assinaturas de senadores de cinco partidos. Até a meia-noite desta quarta-feira é possível retirar ou colocar apoio. A CPI só será efetivamente criada se forem mantidas 27 assinaturas no pedido de investigação.
O objetivo é investigar fraudes em licitações e denúncias de desvio de royalties.
de petróleo, apontados pela Polícia Federal, além de irregularidades em contratos para a construção de plataformas e da refinaria Abreu e Lima (PE), apontados pelo Tribunal de Contas da União. A suposta utilização de artifícios contábeis para reduzir o recolhimento de tributos e possíveis irregularidades em patrocínios também estão no requerimento.
Na justificativa, Dias manifesta preocupação com as seguidas denúncias contra a Petrobras e a ANP. "É preocupante que a maior empresa estatal brasileira tenha passado a freqüentar as páginas policiais da imprensa."
Eleição de Trump ajuda na alta do dólar, mas maior vilão foram gastos excessivos de Lula
Empresas que controlam prisões privadas esperam lucrar com deportações prometidas por Trump
Peter Thiel, o bilionário que emplacou o vice de Trump e deve influenciar o governo
Lula fecha os olhos ao drama das crianças ucranianas
Deixe sua opinião