Em meio às crises política e econômica e pressionada por pedidos de impeachment que chegam ao Congresso, a presidente Dilma Rousseff foi aconselhada por pessoas próximas a procurar o “núcleo duro” do PSDB – o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador José Serra (SP), considerados por aliados da petista como vozes moderadas dentro do partido. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.
A ideia é que a presidente converse com ambos para tentar sensibilizá-los em torno do ajuste econômico proposto pelo Palácio do Planalto. Sobre a questão de um eventual impeachment, porém, os conselheiros de Dilma sabem que não conseguiram dobrar Serra e FHC.
Essa não é a primeira vez que o ex-presidente é cogitado para dar conselhos a petistas. Em julho surgiu o boato de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva procuraria, através de amigos em comum, Fernando Henrique para tratar da crise política. O encontro não prosperou e rendeu mais um capítulo na troca de farpas entre os ex-presidentes.
Em mensagem postada no Facebook, FHC, que passava férias na Europa, descartou conversa que não seja pública com o governo. Segundo ele, qualquer encontro reservado neste momento “pareceria conchavo”: “O momento não é para a busca de aproximações com o governo, mas sim com o povo. Qualquer conversa não pública com o governo pareceria conchavo na tentativa de salvar o que não deve ser salvo”, escreveu o tucano.
Investigação da PF sobre Pix pode virar “caça às bruxas” na oposição se houver adesão do STF
Moraes impede viagem de Bolsonaro aos EUA para participar da posse de Trump
Crise do Pix: governo Lula sofre derrota de goleada e oposição comemora
Mudança no monitoramento de conteúdo do Facebook põe em xeque parceria com o TSE
Deixe sua opinião